SÃO CARLOS RECEBE OFICIALMENTE A BANDEIRA DOS JOGOS ABERTOS PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia e secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, receberam nesta quarta-feira (8), da coordenadora de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Karina Florido Rodrigues, a bandeira oficial dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni que serão realizados em São Carlos de 13 a 24 de novembro.

 

“A partir de agora São Carlos é oficialmente a sede da 82º edição dos Jogos Abertos do Interior, passando a ser a capital do esporte. Temos certeza que faremos um grande evento já que a cidade tem experiência. Ficamos impressionados com a organização dos Jogos Regionais que ocorreram sem nenhum problema e com certeza isso vai se repetir nos Jogos Abertos”, disse Karina Florido Rodrigues.

 

A comissão do Governo do Estado, formada também pela diretora da Divisão de Esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Sílvia Inês Filho e do chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos, Alexandre Couvilier de Oliveira, visitou algumas praças esportivas, entre elas o Ginásio Milton Olaio Filho, a Pista de Atletismo Profº José Índio, além das dependências do SESI e do Country Clube.

 

De acordo comAlexandre Couvilier de Oliveira (professor Xandão), a estrutura de São Carlos é excelente. “Conheço a estrutura e tenho plena certeza que o evento será um sucesso, além do mais encontrei um pessoal disposto a trabalhar e realizar uma grande competição”, aposta o chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos.

 

O município vai receber do Governo do Estado R$ 1,2 milhão para a contratação de serviços e compras de materiais esportivos, arbitragem, alimentação, logística, transporte, segurança, limpeza, entre outros. “Em virtude das eleições somente vamos assinar o convênio no final de outubro, por isso nos adiantamos e já realizamos uma consulta a Procuradoria Jurídica e a Secretaria de Fazenda e como foi nos repassado que é possível, vamos iniciar os processos licitatórios para viabilizar a tempo os serviços”, afirmou o diretor de Esporte de Rendimento, Fabiano Lourenço, lembrando que toda a estrutura montada para os Jogos Regionais será utilizada também para os Jogos Abertos.

 

“Nos reunimos com a comissão responsável tanto pela liberação dos recursos como pela realização dos Jogos Abertos. Recebemos a bandeira e aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas e fechar datas como do Congresso Técnico que será no dia 5 de novembro e da abertura oficial dos Jogos marcada para o dia 14 de novembro, às 20h, no Ginásio Milton Olaio Filho. Aproveitamos a reunião também para solicitar ao Estado o número de delegações previstas já que teremos que fechar os alojamentos para os atletas, técnicos e dirigentes, uma previsão de quase 15 mil pessoas e 200 municípios”, explica o secretário Edson Ferraz.

 

Ferraz disse, ainda, que São Carlos novamente não vai medir esforços para garantir segurança e comodidade nos alojamentos e áreas esportivas. “Temos muito trabalho nesse período que antecede a competição já que estamos falando do maior evento poliesportivo do Estado, mas temos estrutura esportiva para isso, pois além das nossas praças esportivas contamos com apoio do SESI, SESC, UFSCar, USP, UNICEP e São Carlos Clube”, finaliza o secretário.

 

“Estamos trabalhando para consolidar São Carlos como uma cidade esportiva. Por isso, essas parcerias com o Governo do Estado têm sido importantes para promover o esporte e, consequentemente, a economia do município”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

Na edição de 2017 foram disputadas as seguintes modalidades: Atletismo, Atletismo ACD, Basquetebol, Badminton, Biribol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica, Natação, Natação ACD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

 

São Carlos foi sede dos Jogos Abertos do Interior em 1940 e 1957, quando completou seu centenário. Nas duas ocasiões ficou em 4º lugar na classificação geral. O melhor desempenho foi registrado na edição de 1958 quando, em Piracicaba, ficou com o bronze no geral por municípios, dividindo o posto com Jundiaí.

 

Até a 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título de campeã dos Jogos Abertos. A maior campeã é Santos, com 26 títulos; seguida de São Caetano do Sul, com 16; e Santo André, com 12.

 

(08/08/2018)