ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL TERÃO AULA DE EMPREENDEDORISMO PDF Imprimir E-mail

Professores estão sendo capacitados pelo Sebrae

 

Os alunos das escolas de educação básicas terão aulas de empreendedorismo. Os professores estão sendo capacitados pelo Sebrae para o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). A ação é uma parceria da Prefeitura de São Carlos e Sebrae, com apoio do vereador Elton Carvalho.

 

O Jovem Empreendedor Primeiros Passos é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Com uma metodologia própria, apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

 

“Quinze professores foram capacitados. Esses profissionais vão implementar nas suas escolas todos esses conceitos. O objetivo principal é dar oportunidade aos alunos de serem protagonistas nas suas vidas, ou seja, do aluno conhecer e ter contato com o empreendedorismo. A ideia não é fazer com que as crianças abram as suas empresas, muito pelo contrário, é despertar nelas essa cultura”, afirmou EltonYokomizo, gerente regional do Sebrae em São Carlos.

 

Na primeira fase do projeto, sete escolas do ensino fundamental do 1º ao 9º ano vão ter a formação para empreendedorismo.  A formação foi realizada no CeFPE. “Essa capacitação vai além do cumprimento da lei que estabelece a educação financeira como obrigatória em nossas escolas, oferece aos nossos professores a possibilidade do trabalho com essa temática através de formação teórica e prática, capacitando-os ao desenvolvimento do trabalho com os alunos em nossas escolas de forma eficiente e criativa", explicou Maria Cecília Cerminaro Derisso, diretora do CeFPE.

 

O vereador Elton de Carvalho foi um dos articuladores do programa junto ao Sebrae e a Secretaria de Educação. “Agradeço a Prefeitura por ter aceitado minha sugestão e apoio. A proposta de oferecer o empreendedorismo na rede é de proporcionar as crianças e aos adolescentes competências, características e habilidades empreendedoras alterando as perspectivas profissionais e pessoais dessa população”, afirmou Elton.

 

Para o secretário de Educação, mais uma grande parceria da educação que poderá transformar toda uma comunidade. “A parceria com o Sebrae trás para a rede o empreendedorismo e consequentemente, o necessário para a gestão da vida desses alunos. Dentro das disciplinas escolares, eles vão desenvolver habilidades para a tomada de decisão, conhecer os riscos, planejamento e superar os desafios”, afirmou Nino Mengatti.

 

Até o final de setembro, as escolas receberão os materiais e darão início ao Programa.

 

(06/09/2018)