PALESTRAS SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ABREM O MÊS DE CUIDADO COM A SAÚDE DO PROFESSOR PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, deu início na última segunda-feira, dia 1º de outubro, ao II Mês de Cuidado com a Saúde do Professor. As palestras aconteceram no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) e também noSindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos (Sindspam).

 

A proposta da iniciativa é promover à saúde e dentro do horário de trabalho (HTPC) falar com o maior número de docentes da rede.  “No mês em que se comemora o Dia do Professor, a Secretaria de Administração aproveita para realizar uma série de palestras voltadas as atividades do professor no que diz respeito à saúde do servidor. O tema foi escolhido, pois quando a gente aborda a saúde mental apontamos os diversos aspectos ligados ao estresse, de doenças causadas pela carga excessiva e isso é muito comum na educação e também na saúde”, afirmou Helena Antunes, secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

 

O Mês de Cuidado com a Saúde do Professor é organizado pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor. “A Seção é responsável por promover programas e projetos que promovam a reflexão em prevenção de doenças. A Secretaria de Administração tem se esforçado para atingir todos os servidores com ações semelhantes, por meio do Programa Bem Estar e Saúde do Servidor, Semana de Cuidado com a Saúde do Servidor e SIPAT”, afirmou Aline Marques Santezi, chefe da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor.

 

Estar bem física e mentalmente é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho. “O adoecimento é um fator determinante na qualidade do trabalho que desenvolvemos, assim, é de grande importância o desenvolvimento de ações que busquem a criação de espaços humanizados e melhorias das condições de trabalho dos professores em atenção às suas condições de saúde. Dessa forma, a Semana dedicada à discussão e disseminação de informações sobre está temática faz com que nossa rede de ensino caminhe no sentido de fortalecer o trabalho destes professores a partir de um olhar atento e de cuidado com o servidor”, comentou a professora e coordenadora do CeFPE, Cissa Cerminaro.

 

Para a Secretaria de Educação, o professor é peça chave e diante de uma rotina tão intensa, é preciso cuidar. “A iniciativa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal é muito importante visto que, esses profissionais possuem uma rotina muito intensa, grande parte dos professores trabalha em mais de um emprego e muitas vezes deixam a saúde em segundo plano. A edição deste ano traz a discussão da saúde mental com palestras da psicóloga e terapeuta ocupacional e também de posturas com a fisioterapeuta. São dois problemas muito recorrentes na vida dos professores e o olhar da administração neste sentido de orientar, é de grande relevância para o bem-estar dos nossos profissionais da educação”, afirmou Juliana Baptista, chefe de Gabinete da Secretaria de Educação.

 

As palestras acontecem até dia 05/11, às segundas-feiras, 18h30, no Salão do Sindspam:

 

8/10 - 18h30 - Inteligência Emocional aliada à Saúde Mental. Palestrantes: Psicóloga Leila Daiana Sanches e Terapeuta Ocupacional Rafaelle Sacchi;

Local: Salão do Sindspam;

22/10 - 18h30 - Inteligência Emocional aliada à Saúde Mental. Palestrantes: Psicólogo Jonatan Lourenço T. Sampaio e Terapeuta 
Ocupacional Rafaelle Sacchi.

Local: Salão do Sindspam;

29/10- 18h30 - O Autocuidado nas Diferentes Posturas. Palestrante: Fisioterapeuta Sabrina dos Santos Amorim.

Local: Salão do Sindspam;

05/11 - 18h30 - O Autocuidado nas Diferentes Posturas. Palestrante: Fisioterapeuta Sabrina dos Santos Amorim.

Local: Salão do Sindspam.

 

(02/10/2018)