PREFEITURA INAUGURA ESPAÇOS PÚBLICOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, pro meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) inaugurou nesta quinta-feira (29), novos espaços públicos para atendimento da população: o Centro Público de Economia Solidária “Paul Israel Singer”, no Cidade Aracy II e a Sala para Escola do Trabalhador em espaço interno da Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos n.º 1.800, no centro. Uma solenidade no auditório SMTER comemorou também os 8 anos de atendimento da Casa do Trabalhador.

 

Inaugurada em 2010, a Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho” é um posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE) do Ministério do Trabalho (MTb). Desde sua inauguração já foram realizados 591.819 atendimentos, captadas 15.459 vagas de emprego e colocadas mais de 7.811 pessoas no mercado de trabalho. Somente na gestão do prefeito Airton Garcia foram realizados 110.788 atendimentos.

 

As obras do Centro Público de Economia Solidária foram custeadas com recursos próprios do município e no local serão ministrados cursos permanentes de formação em Economia Solidária com o objetivo de atender cerca de 70 mil habitantes da região do bairro Cidade Aracy. As inscrições para o curso de Economia Solidária podem ser feitas já a partir desta sexta-feira (30), das 9h às 12h e das 14h às 16h.

 

A Escola do Trabalhador é uma plataforma de educação à distância do Ministério do Trabalho (MTb), com o objetivo de qualificar os trabalhadores e combater o desemprego. Oferece cursos para trabalhadores divididos em 12 eixos temáticos, como processo de trabalho e perfil do agente comunitário de saúde, higiene na indústria de alimentos, edição e tratamento de imagens, elaboração de folha de pagamento das empresas, função de agente de microcrédito, fundamentos e processos de gestão de recursos humanos, informática, inglês, cuidador de idosos, análise de riscos na construção civil, processos industriais, agente de viagens, empreendedorismo, português, espanhol, design gráfico, entre outros.

 

Os cursos são gratuitos e podem ser acessados de qualquer computador no endereço http://escola.trabalho.gov.br.Não há pré-requisito para cursá-los e nem escolaridade mínima exigida. Os cursos tem carga horária a partir de 40 horas. Ao final de cada curso os trabalhadores passam por uma avaliação para receber o certificado de conclusão da Universidade de Brasília (UnB). Participaram da solenidade de inauguração do Centro Público o prefeito Airton Garcia, o subsecretário Nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, o superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Marco Antonio Melchior, a gerente regional do Trabalho de São Carlos, Consuelo Generoso Coelho de Lima, Ricardo Costa Gonçalves, chefe de gabinete da SENAES, Anete Fidelis, técnica da SENAES e os secretários municipais Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda), Reginaldo Peronti (Obras Públicas), Paulo Wilhelm de Carvalho (Infância e Juventude), Glaziela Solfa Marques (Cidadania e Assistência Social), entre outras autoridades e representantes de secretarias municipais.

 

O prefeito Airton Garcia lembrou que com a crise, o maior problema do país é a falta de emprego e todo o trabalho que a Prefeitura faz no sentido de qualificar as pessoas é para diminuir esse índice. “O secretário Bragatto trabalha duro para gerar novos empregos para a cidade e temos que prestigiar essas iniciativas porque o Bragatto vem fazendo um bom trabalho neste sentido”, disse o prefeito.

 

Representando a Câmara Municipal de São Carlos o vereador Rodson Magno participou da inauguração da Sala da Escola do Trabalhador e dos 8 anos de comemoração da Casa do Trabalhador, acompanhado da vereadora Cidinha do Oncológico. “Quero cumprimentar as autoridades, o secretario Bragatto pelo trabalho que vem desenvolvendo na Casa do Trabalhador, com poucos recursos, mas vai até Brasília e corre atrás de novas oportunidades de emprego para nossa população”, disse.

 

O subsecretário Nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, ressaltou que o Ministério do Trabalho (Mtb), através da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) tem a responsabilidade de promover políticas públicas que alcancem a população através da Economia Solidária. “Ações desta natureza, onde você busca os ingredientes institucionais e implanta no espaço de gestão, é o resultado do sucesso de uma gestão comprometida com a sociedade. Ao vermos um novo Centro Público aqui, nos sentimos felizes porque os convênios são de valores altos e quando se observa que os resultados estão sendo aplicados conseguimos seguir com tranquilidade”, disse.

 

Natalino Oldakoski anunciou também a prorrogação do convênio da Prefeitura de São Carlos/SMTER com o Ministério do Trabalho/SENAES. “O convênio foi pactuado em 2011, passou por instabilidades, teve dificuldades no seu desenvolvimento, mas a Prefeitura de São Carlos resgatou a possibilidade de continuidade dessa ação. É uma Prefeitura que está de parabéns, os seus gestores efetivamente se envolveram e se preocuparam em utilizar os recursos que foram direcionados para São Carlos. O convênio venceria no final de dezembro e a avaliação técnica apontou pela proposta de renovação por mais 12 meses”, anunciou.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, recordou que o convênio com o Ministério do Trabalho/SENAES foi recuperado desde que o prefeito Airton Garcia assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017. “Fizemos todos os ajustes, aquisições por pregão eletrônico, estamos colocando os equipamentos necessários para dar cursos para a população, isso vai nos dar condições de aplicarmos mais de R$ 600 mil em atividades e ações que vão melhorar a gestão da oportunidade de trabalho em Economia Solidária junto aos empreendimentos sociais, aos Centros Públicos, na qualificação das pessoas”, explicou Bragatto.

 

O superintendente regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Marco Antonio Melchior, comemorou a instalação da primeira Sala de Formação da Escola do Trabalhador. “Estou feliz porque justamente hoje no momento em que a Casa do Trabalhador de São Carlos completa 8 anos, inauguramos uma sala de formação dos trabalhadores com certificação pela conceituada Universidade de Brasília (UNB). Eu tenho que dar os parabéns para São Carlos pela iniciativa porque é a primeira cidade que eu vejo uma Escola do Trabalhador implantada, espero que nós tenhamos essa iniciativa nas 25 gerencias regionais do Ministério do Trabalho”, ressaltou.

 

O secretário Walcinyr Bragatto explicou, ainda, que o Centro Público de Economia Solidária do bairro Cidade Aracy II vai oferecer cursos permanentes de qualificação profissional em Economia Solidária. “Construímos o Centro Público com recursos do município. O prefeito Airton Garcia nos deu todas as condições, disponibilizou os recursos, abrimos a sala da Escola do Trabalhador com duas monitoras para que as pessoas possam se qualificar melhor e aprimorar seus conhecimentos para ter melhores condições de trabalho em nossa cidade. Quero agradecer também toda a equipe de trabalho da SMTER que com toda dedicação e atenção no atendimento e encaminhamento dos trabalhadores realizou mais de 110 mil atendimentos para as pessoas que tanto precisam dos serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho”, finalizou.

 

(29/11/2018)