PREFEITURA CEDE AMBULÂNCIA PARA SANTA CASA PDF Imprimir E-mail

 

Veículo fará o transporte de pacientes entre a Maternidade e o Hospital liberando o SAMU desse atendimento

 

A Prefeitura de São Carlos está cedendo para a Santa Casa de Misericórdia uma ambulância para o transporte de pacientes entre a Maternidade e o Hospital. Até o final de 2018 esse trabalho era feito pelo SAMU. O transporte de pacientes graves continua sendo realizado pelo SAMU. 

 

A remoção de gestantes e recém-nascidos é necessária em caso de exames e procedimentos, como tomografia, ressonância ou até quando o caso clínico sugere internação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Mesmo em casos onde não há risco, o Hospital tem que fazer a travessia com ambulância cumprindo uma das normas estabelecida por um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto ao Ministério Público, que determina o transporte entre os dois prédios por meio de ambulância.

 

Todo esse transporte de pacientes era feito pelo SAMU. “Esse era um problema bastante antigo. Tínhamos que usar a estrutura do SAMU, tirando o serviço da função do atendimento de urgência e emergência. Hoje, esse trabalho ganha agilidade com a ambulância cedida pela Prefeitura”, afirmou Antônio Valério Morillas Júnior, provedor da Santa Casa de São Carlos.    

 

Para o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a cessão da ambulância tira o SAMU desse atendimento básico, mas necessário. “Uma unidade do SAMU ficava “parada” para fazer esse trabalho, correndo risco de desassistir a comunidade. A ambulância ficando na Maternidade ela facilita esse transporte e o SAMU fica com seu quadro de atendimento completo para atender apenas as ocorrências de urgência e emergência”, contou o secretário.

 

Em casos graves, de pacientes que precisam ser transferidos para a UTI, por exemplo, o SAMU continua atendendo.

 

(07/01/2019)