IPTU 2019 VENCE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A cidade foi dividida em setores e os vencimentos vão até o dia 21 de fevereiro

 

O vencimento do IPTU-2019 de São Carlos começa nesta terça-feira (12) e segue até o dia 21 de fevereiro para o pagamento à vista ou da primeira parcela. A cidade foi dividida em setores e as datas para pagamentos dependem da região do imóvel. Para quem ainda não recebeu o carnê, o boleto da cota única ou da primeira parcela pode ser visualizado e impresso pelo site – www.saocarlos.sp.gov.br. Somente é necessário informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê de 2018.

 

Para o pagamento à vista, o IPTU-2019 tem 10% de desconto. Contribuintes adimplentes têm mais 10% e quem solicitou o IPTU Verde pode ter até 4% de desconto. Quem optar pelo parcelamento, serão onze (11) parcelas, sendo a primeira parcela com vencimento no mês de fevereiro até o mês de dezembro. À vista ou parcelado, o IPTU pode ser pago nas agências bancárias e casas lotéricas.

 

Quem tem conta bancária, pode optar pelo Débito Direto Autorizado (DDA), uma entrega eletrônica de boletos a vencer, substituindo os boletos bancários em papel. Diferente do débito automático, o pagamento no DDA só é feito após a aprovação do correntista, funcionando assim apenas como um lembrete. O cliente tem o poder de decidir se vai pagar a conta ou não, e em qual dia efetuar o pagamento.

 

O atraso no pagamento de qualquer parcela do IPTU dentro da respectiva data de seu vencimento, acarretará a incidência dos acréscimos legais (multa e juros de mora), impedindo ainda a emissão de Certidão Negativa de Débitos.

 

Os pedidos de revisão de lançamentos do IPTU 2019 deverão ser protocolados pessoalmente até o dia 31 de março em qualquer unidade do SIM (Centro e Vila Prado), conforme determina a Lei Municipal 13.692/05. A reclamação contra lançamento não terá efeito suspensivo da cobrança dos tributos lançados.

 

A reposição aplicada foi de 4,56% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A previsão é arrecadar R$ 99 milhões. Em 2018 foram arrecadados R$ 94 milhões com o IPTU.

 

Quem tiver dificuldade em acessar a segunda via do boleto ainda pode procurar alguma unidade do SIM.

 

(11/02/2019)