SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LANÇA LIVRO “REFLEXÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL” PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação fez o lançamento nesta terça-feira, dia 7 de maio, no auditório do Paço Municipal, do livro “Reflexões Pedagógicas para a Educação Infantil do Município de São Carlos”, trabalho organizado pelas profissionais da Rede Municipal de Ensino: Cibeli Colautti e Vivian Priscila Messa com a participação de professores, diretores e toda a equipe técnica da SME.

 

O livro traz três grandes partes que contribuirão para a reflexão sobre a concepção de infância e educação infantil. A primeira parte é composta pelas contribuições teóricas e práticas dos autores e pesquisadores com discussões sobre o aprimoramento das ações desenvolvidas na educação infantil. Na segunda constam as contribuições e os conhecimentos produzidos pelos professores sobre o que é esperado para cada fase do desenvolvimento e a terceira parte traz o relato de práticas exitosas aplicadas nos Centros Municipais e Educação Infantil (CEMEIS).

 

A publicação apresenta como foco a ludicidade e as interações que ocorrem nos espaços educativos da escola propiciando a criança o direito a infância, ou seja, oferecer um ambiente acolhedor que a criança tenha a oportunidade de falar e ser ouvida, interagir, participar ativamente no processo de aprendizagem, não subestimando sua capacidade ativa, aprender a conviver, mas que sejam respeitadas as especificidades da sua idade, não exigindo dela aquilo que ainda não faz parte da etapa do seu desenvolvimento. O objetivo é garantir que a criança tenha direito ao acesso e permanência nos espaços de educação infantil de maneira que seu tempo seja aproveitado com qualidade e que tenha oportunidade de exercer seu direito de ser criança.

 

Para Cibeli Colautti, chefe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação e uma das organizadoras do livro, o lançamento desse trabalho era muito aguardado pela rede. “É sempre uma emoção falar de educação infantil, principalmente em um momento que se faz necessário repensar sobre as implicações pedagógicas para a infância e suas implicações nos Centros Municipais e Educação Infantil. Nas horas de trabalho pedagógico coletivo este documento foi revisto, analisado e modificado pelos professores e educadores nas unidades escolares e posteriormente foi feito um compilamento dos dados, o que contribuiu para essa publicação”, disse Cibeli Colautti.

 

“Como profissionais da rede observamos o desejo que os professores e educadores tinham quanto à necessidade de um registro norteador para alinhar suas práticas, mesmo já tendo na rede um documento referência, era necessário um aprimoramento apontando a necessidade de um referencial que tivesse a nossa identidade enquanto rede municipal”, explica Vivian Priscila Messa, outra organizadora do livro.

 

Cilmara Seneme Ruy, diretora do Departamento Pedagógico da SME agradeceu o empenho de todos que colaboraram na construção do documento. “Este trabalho é fruto de uma construção coletiva que deve ser constantemente consultado, problematizado e revisto, considerando que o conhecimento é transitório e contínuo”.

 

Nino Mengatti ressaltou que este trabalho faz parte de outras ações importantes, como, por exemplo, a formação continuada dos professores na oferta de uma educação de qualidade tendo como foco as especificidades da infância. “Acreditamos que o nosso Centro de Formação será um forte aliado para a oferta de cursos em consonância com as concepções desta publicação. Espero que este trabalho contribua para a solidificação de ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas, mas que também suscite em novas propostas, desafios e possibilidades, qualificando cada vez mais a educação infantil de São Carlos. Vamos avançando cada dia mais graças ao investimento contínuo na educação municipal com o apoio imprescindível do prefeito Aírton Garcia”, finalizou o secretário de Educação.

 

A publicação contou com o apoio técnico da Fundação Pró-Memória e será distribuída em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, bibliotecas e entidades parceiras.

 

(08/05/2019)