MATSURI APRESENTA TRADIÇÃO E CULTURA DO JAPÃO PDF Imprimir E-mail

A Praça Maria Apparecida Resitano, conhecida como Praça do Mercado Municipal, ganhou contornos japoneses durante o final de semana. O local foi palco do 12º São Carlos Matsuri, o festival japonês realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, em parceira com as associações japonesas da cidade.

 

Um pouco das tradições, costumes, manifestações artísticas e curiosidades do país asiático estavam nas mais diversas barracas e atrações. “O Matsuri é muito importante para a comunidade japonesa, é uma oportunidade de mostramos nossa cultura”, disse a senhora Tomoko Nakaena Serikawa, da Associação Kodomo no Kai. “É uma forma de manter viva a tradição das colônias. Divulgar e manter nos descendentes o conhecimento de tudo aquilo que a gente tem dos antepassados”, reforça a médica Neusa Kurimori, da Associação Nipo Brasileira de São Carlos.

 

O São Carlos Matsuri acontece na cidade desde 2008. Foi idealizado em 2007, quando a comunidade japonesa participou juntamente com a Fundação Pró-Memória da organização da festa em homenagem ao Sesquicentenário de São Carlos. “O Festival Matsuri existe exatamente da união da comunidade nipo-japonesa de São Carlos com o prestígio e apoio da Prefeitura”, falou o professor Yashiro Yamamoto.

 

O Brasil é o país que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. Atualmente, a cultura japonesa está forte por conta, por exemplo, da gastronomia.“Nós fomos pegos pela boca e agora pelo conhecimento, beleza, sonoridade, cores e artesanato. É uma cultura milenar e muito rica”, apontou Douglas Barretos, engenheiro civil e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos.

 

O estudante de engenharia da USP São Carlos, Marco Antônio Gonçalves, teve contato com a cultura japonesa na Universidade e resolveu conhecer o Matsuri. “É a primeira vez que venho no festival e estou curtindo muito. Tem um grupo na USP e hoje eu vim conhecer um pouco mais dessa cultura”, contou.

 

“É muito importante essa integração entre culturas, principalmente uma cultura milenar como a japonesa”, disse o prefeito Airton Garcia que fez a abertura oficial do evento.

 

(20/05/2019)