JOGOS DA PRIMAVERA: INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLAS MARCAM A 45ª EDIÇÃO DOS JOGOS PDF Imprimir E-mail

Integração. Essa foi a palavra que definiu a 45ª edição dos Jogos da Primavera 2019. Durante 10 dias, alunos, professores e técnicos esportivos participaram das provas de 8 modalidades esportivas.

 

Os Jogos da Primavera 2019 reuniram mais 1.200 alunos de 20 escolas do município. As competições ocorreram em várias praças esportivas. “Nós vivemos dentro do mundo da escola. Os Jogos da Primavera nos deram a oportunidade de integração, socialização com outras escolas”, contou Maria Luiza Polo Ruggieiro, 12 anos.

 

“Foi uma grande integração entre as escolas estaduais, municipais e particulares. Esse foi o ponto alto desse evento: a integração dos estudantes da cidade nas mais variadas modalidades”, contou Ricardo Colombo, educador físico da Secretaria de Esportes e Cultura.

 

Os estudantes competiram no basquete, futsal, atletismo, dama, xadrez, karatê, vôlei e judô. “Nosso papel é promover os mais variados eventos. Nesse caso, possibilitar a integração e a socialização entre os estudantes, estimular o esporte dentro e fora das escolas”, contou Fabiano Lourenço, organizador dos Jogos da Primavera e diretor de Esportes de Rendimento.

 

Independentemente do troféu, a competição promove as mais variadas modalidade. “Achei o salto algo muito interessante, você tem que botar bastante velocidade no final quando você está preste a saltar, eu achei muito divertido, eu gostei de ter vindo”, contou Felipe Henrique Gonçalves Alves, 11 anos.

 

Mas quem conquista a medalha não esconde o contentamento. “Eu gosto muito de esporte. Ganhei medalhas no futsal, no salto e na corrida. Estou muito contente pelas minhas conquistas”, contou Luiza Guilherme Pacheco, 11 anos.  

 

Para alguns, a competição teve papel “relax”. “Quando a escola incentiva uma prática esportiva como essa, tira o foco do aluno de só estudar, do vestibular ou da faculdade. Foi uma pausa importante, no período que antecede o vestibular”, falou Mateus Bastazini Fusi, 17 anos.

 

Para o secretário de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, o esporte pode ser fator de mudança. “A promoção de competições como os Jogos da Primavera pode estimular a prática de diferentes modalidades, contribuir com a saúde e principalmente, revelar talentos e por meio do esporte mudar a vida de crianças e adolescentes”, disse ele.

 

A escola vencedora dos Jogos da Primavera 2019 será conhecida nos próximos dias. 

 

(30/09/2019)