SIPAT 2019 COMEÇA COM CRIANÇAS E APRESENTAÇÃO CIRCENSE PDF Imprimir E-mail

 

Objetivo é trabalhar por meio da arte os temas da segurança do trabalho nas mais variadas esferas da administração

A SIPAT-2019 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, apostou num formato diferente para agregar os servidores e promover a conscientização na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

 

Com o tema “Agregue trabalho, segurança e arte”, a SIPAT-2019 foi aberta na manhã desta segunda-feira (14/10), com a exposição “Lazer com segurança”, trabalhos de alunos das escolas do município. “A CIPA desse ano fez uma proposta bastante interessante. Ao invés de uma semana mais estática, das pessoas assistindo palestras, a proposta foi movimentar toda a comunidade da Prefeitura por meio de atividades como circo, teatro e também palestras. Nessas atividades as questões de segurança estão inseridas”, contou a secretária de Gestão de Pessoas, Helena Antunes.

 

A SIPAT é uma semana interna voltada à prevenção de acidentes do trabalho e também das doenças. Está prevista em lei e é realizada anualmente. “Nossa ideia foi trazer um pouco do tema da segurança no trabalho ligada a algumas questões que a gente encontra no nosso dia a dia, por meio de uma ação lúdica para ser mais absorvida e melhor entendida por todos”, explicou o presidente da CIPA, Klaus Martins Shneider.

 

Participaram da abertura alunos, pais e professores, diretores da rede municipal de ensino, servidores, diretores e chefes de gabinetes e a secretária de Gestão de Pessoas, Helena Antunes.

 

“Levar o tema sobre segurança para dentro das escolas nos possibilitou trabalhar com as crianças, com os profissionais da educação e com as famílias. Os pequenos são multiplicadores de informações”, disse o secretário da CIPA, Valcenir Beltrami.

 

Uma das professoras que trabalhou o tema com as crianças foi Paula de Campos Babenko, do CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes. Os alunos produziram maquetes, desenhos e um banner mostrando o que entenderam sobre segurança. “Por meio de rodas de conversas, chegamos ao entendimento que alguns lugares da escola são mais vulneráveis e oferecem mais riscos para as crianças, entre eles o parque. Aproveitamos pra trabalhar vários conceitos de segurança, um assunto que não sai da pauta, seja na escola, no ambiente de trabalho ou em casa” contou a professora.

 

A Talia tem 6 anos e estuda no CEMEI José de Brito Castro, em Santa Eudóxia e deu uma “lição” de segurança. “Aprendi que não posso passar em frente ao balanço e nem ficar parada em frente ao escorregador”.

 

A SIPAT-2019 segue até sexta-feira. Confira a programação completa:

15/10 – 7h - Local – Garagem - Av. Salgado Filho, s/n - Vila Marina. Apresentação cultural de músicas folclóricas de domínio público, com grupo Estrela Guia;

16/10 – 18h – Paço Municipal

Palestra: "Sucesso se constrói a cada escolha" - Palestrante: Márcio Fonseca;

Show de Mágica com Gabriela Magic;

17/10 – Paço Municipal

9h - Palestra: "Sucesso se constrói a cada escolha" - Palestrante: Márcio Fonseca;

Street Dance – ONG Sal da Terra;

14h – Palestra Dinâmica “Aspectos do viver” – Palestrante: Roberto Maziero (FESC);

14h – Massagem com alunos da massoterapia (SENAC);

18/10 – 19h - CEMAC

Show de Encerramento Banda Brazuca Jam – MPB.

 

(14/10/2019)