PREFEITO AIRTON GARCIA RECEBE CÔNSUL DO EGITO PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia, juntamente com parte do seu secretariado, recebeu no final da manhã desta terça-feira (29/10), no Paço Municipal, o Cônsul Comercial da República Árabe do Egito, Mohamed Elkhatib.

 

A visita faz parte do projeto “Importa, Exporta”, desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Planejamento e Gestão.  “Nosso objetivo é mostrar o potencial do município para os mais diferentes países e assim possibilitar novas parcerias comerciais, científicas e culturais”, contou o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

 

O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação revelou, ainda, que outros dois consulados já foram convidados para conhecer a Capital Nacional da Tecnologia. “A nossa ideia é abrir perspectivas de interação com outros países, mostrar nosso potencial e estabelecer novas parcerias”.

 

Para o prefeito Airton Garcia esse encontro é uma oportunidade de mostrar para o Cônsul o potencial de negócios de São Carlos e conhecer mais sobre o que o Egito oferece. “É uma agenda importante para nós. Iniciamos um relacionamento positivo para o município e iremos continuar praticando uma agenda de colaboração técnica e comercial com países importantes que podem colaborar com o crescimento da nossa cidade”, finalizou o prefeito Airton Garcia que presenteou o Cônsul Mohamed Elkhatibcom o livro “Fogo e Vapor: Aspectos da história de São Carlos a partir da ferroria” e recebeu um papiro do Egito.

 

“Foi uma primeira reunião excelente com o prefeito Airton Garcia. Teremos ótimos resultados e cooperação entre a cidade de São Carlos e o Egito, ainda mais agora que temos o acordo entre o Egito e o Mercosul, e estou à disposição do prefeito para desenvolvermos essa relação”, disse o cônsul comercial do Egito, Mohamed Elkhatib. 

 

Hoje, a balança comercial entre Brasil e Egito faz dos países importantes parceiros. A maior parte das exportações brasileiras ainda são commodities, como carne bovina, frango, soja, milho, café e gado vivo. Já o Egito, exporta para o Brasil fertilizantes, verduras, legumes, frutas, algodão para tecelagem, azeites, azeitonas, mármores e granitos, entre outros produtos. 

 

SegundoMohamed Elkhatibo seu país está construindo 11 novas cidades, em projetos arrojados e com alta tecnologia de inteligência, entre elas, uma nova capital administrativa; tem investido na ampliação de zonas francas no estratégico Canal de Suez; na construção de uma grande malha de rodovias; na geração de energia com exploração de gás natural; e desenvolvimento de uma indústria de pesca sustentável. São várias áreas que estão abertas ao investimento e participação de empresas brasileiras, segundo ele, que teriam como participar.

 

Na cidade, o cônsul também conheceu a UFSCar e a Embrapa Instrumentação. No início da tarde ministrou a palestra “Egito- Mercosul” no CIESP, local onde também se reuniu com empresários da cidade.

 

Mohamed Elkhatib é formado pela Faculdade Alsum no Egito, serviu em Bruxelas, foi colaborador do Departamento da África do ECS em 2000-2003 e 2007-2008, assistente do Ministro da Indústria e Comércio do Egito de 2008-2009, Cônsul Comercial do Egito nos Estados Unidos nos anos de 2010-2013.

 

Hoje, é atual Cônsul Comercial do Egito em São Paulo, sendo representante dos assuntos comerciais e econômicos do Egito no Mercosul e América Latina. Sempre tornou expectativas em realidade, tanto na divulgação da promoção comercial egípcio quanto na apresentação de investimentos, propondo aos interessados viabilidades nas zonas industriais do Egito, os quais são oportunidades faraônicas.

 

(29/10/2019)