MÚSICA, LIVROS E PLANTIO DE ÁRVORES FORAM AS ATRAÇÕES DO ECOPONTO DO JARDIM PAULISTANO PDF Imprimir E-mail

Uma manhã diferente no Ecoponto do Jardim Paulistano. Para marcar a entrega oficial da revitalização do espaço, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promoveu um encontro com música, livros e plantio de árvores, na manhã desta quinta-feira (14/11).

 

O evento teve como objetivo principal fomentar a discussão sobre a produção e o descarte de resíduos e apresentar o novo sistema de gestão dos ecopontos da cidade.

 

“Mais um ganho para a cidade de São Carlos. A Prefeitura vem fazendo sua parte melhorando a gestão dos ecopontos para o descarte adequado dos resíduos. Este ano, foi possível concretizar a contratação de uma empresa para fazer o gerenciamento dos locais e minimizar o impacto ruim do ecopontos em suas regiões”, disse o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

 

Durante o evento, destaque para responsabilidade de todos na gestão dos resíduos. “Há décadas consumimos mais recursos do que o planeta é capaz de se recompor. Precisamos praticar o consumo consciente: será que precisamos comprar tantas coisas, usar tantas embalagens, como podemos evitar o desperdício e os descartáveis? Essas questões devem fazer parte do dia a dia das pessoas”, disse a servidora pública e gestora ambiental, Anabella Correia.

 

Quem esteve no local também pode conhecer o trabalho da dona Marta Regina Gonçalves da Silva, de 51 anos, catadora de reciclagem da Coopervida. Ela criou uma mini biblioteca. “Era muito comum encontrar livros bons no meio dos resíduos, eu sei da importância do estudo, só estudei até a segunda série. Então resolvi criar o espaço. Sempre vem gente aqui buscar livros para um trabalho de escola ou para ler em casa”, contou ela.

 

Atualmente o acervo tem cerca de 250 livros, os interessados podem ir até o local e retirar os exemplares no horário de funcionamento do Ecoponto do Paulistano. 

 

A vereadora Laíde Simões visitou o Ecoponto e destacou a importância da boa gestão dos locais. “Estou contente em ver que estamos resolvendo o problema dos ecopontos no município. Essa questão sempre foi muito delicada”, disse ela.

 

Para finalizar, alunos do projeto Guri realizaram uma apresentação para os presentes. O Projeto Guri é um programa da Secretaria de Estado da Cultura que oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos gratuitos e de acesso universal, de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, percussão, teclado, tecnologia musical, luteria e piano. Em São Carlos, atende aproximadamente 500 alunos.

 

Além do Ecoponto do Jardim Paulistano que funciona na rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120, outros quatro ecopontos funcionam no município de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h. 

 

(14/11/19)