SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA O SARAMPO COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A partir desta segunda-feira (18/11), a Vigilância Epidemiológica de São Carlos inicia a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A campanha acontece em todo o país até o dia 30 de novembro. O objetivo é vacinar jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos.

 

As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estarão disponíveis em todos as unidades básicas de saúde (UBS) e unidades da saúde da família (USF). São Carlos recebeu 4.500 doses da vacina para essa segunda etapa da campanha.

 

No sábado, dia 30 de novembro, último dia da campanha, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso do público alvo. “A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. É a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos jovens e adultos que não receberam a vacina para que nesse período procurem as unidades de saúde. Todos devem levar a carteira de vacinação”, ressalta Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

 

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

 

Em São Carlos já foram registradas111 notificações, sendo 26 casos confirmados, 66 descartados e 19 estão aguardando resultado de exame.

 

(16/11/2019)