PROCONZINHO TEATRO DE FANTOCHES É ATIVIDADE PARA O PÚBLICO INFANTIL NA SEMANA MUNICIPAL DO CONSUMIDOR PDF Imprimir E-mail

O PROCON São Carlos realiza até 18 de março a Semana Municipal do Consumidor, com diversos debates e atividades abertas ao público. O foco da Semana é o incentivo ao consumo sustentável.

 

Entre essas atividades, acontece o teatro de fantoches Proconzinho, criado e encenado pela própria equipe do PROCON. Na peça, os personagens passam ao público de forma lúdica conceitos como consumo sustentável, descarte correto de recicláveis, logística reversa dos produtos e excesso de exposição das crianças à publicidade em redes sociais. A peça faz ainda um alerta sobre criadores de conteúdo em redes como Youtube e Tik Tok, com grande público infantil, que incentivam o consumo desenfreado e o desperdício de alimentos para a realização de desafios na internet.

 

“Alguns canais desses produzem publicidades muito agressivas e também induzem as crianças a fazer muita coisa errada. A gente tem vários exemplos e aqui a gente trouxe um específico, de estragar alimentos para fazer vídeos no Youtube”, afirma Juliana Cortes, diretora do PROCON São Carlos, que completa: “Isso é um problema muito sério. Através dessa peça a gente conseguiu mostrar para as crianças o quão perigoso é esse conteúdo a qual elas estão expostas diariamente”.

 

O projeto nasceu da necessidade que o PROCON percebeu de levar às crianças e jovens informações sobre direitos do consumidor, mas aos poucos foi se ampliando para estas temáticas relacionadas, que também necessitam de conscientização. É sugerido aos professores das escolas municipais, inclusive, que depois debatam o conteúdo da peça na sala de aula.

 

Nesta semana, o teatro de fantoches está sendo apresentado aos alunos da EMEB Maria Ermentina Carvalho Tarpani, tanto do período matutino quanto do vespertino.

 

(11/03/2020)