PREFEITURA APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA PDF Imprimir E-mail

 

O PLANMOB São Carlos está sendo elaborado com o apoio da Fundação Getulio Vargas

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, apresentará o processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob/SC) nesta sexta-feira (11/03), a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal, com o lançamento do site oficial http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/. Desde 2021 a Prefeitura e a FGV vêm trocando informações para montar o processo e cronograma necessário para elaboração deste importante Plano.

 

O Plano de Mobilidade é o principal instrumento para planejamento das intervenções e investimentos em mobilidade, e sua implementação deve guiar a forma de deslocamento e qualidade de vida das pessoas, garantindo inclusão social, melhorias de acessibilidade e mobilidade no território do município de São Carlos.

 

A elaboração do PlanMob/SC tem por objetivo efetivar os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sendo eles o desenvolvimento sustentável da cidade, equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo e o uso do espaço público de circulação.

 

A elaboração do PlanMob/SC utilizará a metodologia desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas que tem como objetivo traçar um panorama completo de todas as atividades envolvidas no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade e organizar as ações conforme as demandas e potencialidades do Município.

 

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, o Plano contará com a participação social. "A população e os setores da economia serão ouvidos sobre o que pensam da mobilidade urbana do município. Vamos ter o máximo de envolvimento da população em todas as fases. Para isso vamos realizar diversos encontros, como entrevistas e audiências públicas, que possibilitarão levantar as principais demandas dos munícipes de São Carlos", explicou o secretário.

 

Para o prefeito Airton Garcia o Plano vai proporcionar melhoria na qualidade de vida dos munícipes e melhorar as condições para o desenvolvimento urbano sustentável de São Carlos.

 

No dia do lançamento, o coordenador da FGV Projetos, professor Manoel de Andrade e Silva Reis vai ministrar uma palestra para apresentação do trabalho e da metodologia que será utilizada para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos. Já o representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) Prof. Douglas Barreto vai falar sobre os benefícios que irão ser oferecidos à população com a implementação do Plano de Mobilidade, e o secretário de Comunicação de São Carlos, Mateus de Aquino, vai apresentar o site do PlanMob/SC, já que o processo de elaboração será divulgado de forma transparente:  http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/.

 

(10/03/2022)