CENTRO AFRO ESTÁ COM DUAS EXPOSIÇÕES ABERTAS: “ODETTE A DAMA DO SAMBA” E “A PRESENÇA NEGRA EM SÃO CARLOS” PDF Imprimir E-mail

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, está com duas exposições abertas ao público: “Odette a Dama do Samba” e “A Presença Negra em São Carlos”. A entrada é gratuita e os trabalhos contam com apoio da Secretaria de Educação e da Fundação Pró-Memória.

 

A abertura das exposições aconteceu na última semana com as presenças das secretárias Vanessa Soriano, de Cidadania e Assistência Social, Wanda Hoffmann, de Educação, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, o secretário de Comunicação, Leandro Severo, José Cláudio Salvador, presidente do Conselho da Comunidade Negra,  Gustavo Henrique, presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual, Cristiane Menezes, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB e os familiares

 

de Odette dos Santos, como Oradyr dos Santos Ferreira, Odila dos Santos Ferreira e Nádia Cristina Ferreira, além do Babalorixá Caio e Mãe Susi do Ilê Oju Ogian Ase Ayra.

 

A Exposição “A Presença Negra em São Carlos” foi organizada em 2006. Agora em 2022 ela passou por revisão teórica e visual trazendo para o público narrativas atualizadas sobre aspectos da história da população negra local. A partir de uma perspectiva afrocentrada foram destacadas as contribuições de pretos e pardos, que com os seus saberes e cultura, contribuíram para a formação e desenvolvimento do município. Desde o período escravista esses sujeitos lutam por liberdade, direitos, acesso à cidadania e no combate ao racismo.

 

As imagens expostas são do Acervo particular de Maria de Lourdes Thobias Serafim; do Acervo do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/Universidade Federal de São Carlos (NEAB/UFSCar); do Acervo Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio; do Acervo da Fundação Pró-Memória de São Carlos e da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Já a Exposição “Odette a Dama do Samba” retrata a vida de Odette dos Santos, considerada por décadas a principal carnavalesca da cidade.

 

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” está localizado na rua Dona Alexandrina, nº 844, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

 

(31/10/2022)