ENFERMEIRO DO SAMU DE SÃO CARLOS REALIZA CAPACITAÇÃO NO LITORAL DE SÃO PAULO PARA PROFISSIONAIS ATUAREM COM MOTOLÂNCIA PDF Imprimir E-mail

O enfermeiro Raphael Arosti, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU de São Carlos e que atua no corpo de instrutores do Grupo de Motociclistas de Atendimento de Urgências (G.M.A.U) desde 2016, participou como instrutor do 26° Curso Nacional de Capacitação de Motociclista Socorrista realizado em Praia Grande, no litoral paulista com a participação de todos os municípios da baixada santista e de outros estados.

 

Os instrutores que fazem parte desse grupo são credenciados pelo Ministério da Saúde. Em São Carlos o enfermeiro credenciado é Raphael Arosti. “Esse curso capacita profissionais do SAMU que têm interesse em trabalhar na motolância e é restrito à enfermeiros e técnicos de enfermagem”, explica Arosti.

 

Também participaram do curso, que é essencialmente prático e tem carga horária de 60 horas conforme Portaria do Ministério da Saúde e Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), alunos da baixada santista e dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Teresina.

 

Segundo o enfermeiro Raphael Arosti esse curso de capacitação é de extrema importância para uma boa atuação do profissional que será inserido no serviço de motolância. “Além de ter o conhecimento técnico sobre a enfermagem em urgência e emergência, o profissional também agrega a pilotagem de uma motocicleta de forma segura e hábil, o que faz toda a diferença no tempo resposta para o socorro à uma vítima que esteja passando por um agravo a saúde e necessita de um atendimento num curto espaço de tempo”.

 

O curso contou com a participação de instrutores dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo (São Carlos) e Teresina. A capacitação é promovida pelo G.M.A.U de forma totalmente voluntária.

 

(10/11/2022)