PREFEITURA REALIZOU PRIMEIRO MUTIRÃO DE EXAMES NO CEME PDF Imprimir E-mail

Nesta primeira etapa foram realizados exames de Espirometrias e Eletrocardiogramas

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (26/11), no Centro Municipal de Especialidades (CEME), a primeira etapa do mutirão de exames médicos para atender a demanda reprimida em virtude da pandemia da COVID-19.

 

Para este sábado estavam marcados 25 Espirometrias e 96 Eletrocardiogramas, porém, foram registradas algumas faltas. Dos 25 pacientes agendados para o exame de Espirometria, 1 faltou, e dos 96 pacientes marcados para fazer o Eletrocardiograma, 29 deixaram de comparecer.

 

Os exames de Espirometrias têm continuidade nos dias 01, 09, 14, 21 e 22 de dezembro. Já os Eletrocardiogramas continuam sendo realizados nos dias 02, 03, 09, 10, 16 e 17 de dezembro. A demanda reprimida para Espirometrias era de 736 exames e para Eletrocardiograma de 1.472 exames.

 

A secretária de Saúde, Jôra Porfírio, disse que a pandemia da COVID-19 gerou uma demanda reprimida de vários tipos de exames. “O Mutirão é a forma que encontramos para diminuir essas filas, porém pedimos para que os pacientes que confirmarem o agendamento, não faltem, pois na hora não conseguimos chamar outra pessoa. Também chamo atenção para que os usuários SUS que tenham procedimentos a fazer, não esqueçam de atualizar o cadastro junto a Secretaria de Saúde, já que a nossa equipe está ligando para cada paciente”, ressaltou a secretária de Saúde.

 

Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, elogiou a iniciativa. "Já vínhamos conversando com a Prefeitura para agilizarmos esses procedimentos. Muitas pessoas precisam fazer os exames para depois passar por cirurgia eletiva, então a realização do Mutirão é essencial para resolvermos essa questão”, disse o vereador.

 

Edson Ferraz, vice-prefeito, disse que os mutirões vão continuar. “Recebemos a informação da secretária de Saúde que a pasta já está analisando e que os pacientes que necessitam passar por exames de Colonoscopia e Endoscopia serão atendidos na próxima etapa”.

 

Netto Donato, secretário de Planejamento e Gestão, disse que o Mutirão foi um pedido do prefeito Airton Garcia. “Mesmo com todo o esforço da Prefeitura para a realização de exames, principalmente dos pré-cirúrgicos, já realizamos outros 500 procedimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s) de Taquaritinga e de Américo Brasiliense em  parceria com o Governo do Estado, o prefeito pediu uma força tarefa local para resolvermos essa questão causada pela pandemia em todo o país”, explicou Donato.

 

Também acompanharam o início do Mutirão a secretária de Saúde, Jôra Porfírio, a chefe de gabinete da SMS, Luciana Caldeira, a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre, o vereador Elton Carvalho, a vereadora Cidinha do Oncológico e o secretário de Governo, Fernando Carvalho.

 

(28/11/2022)

 

  • Image folder specified does not exist!
  •