SÃO CARLOS REALIZA A CONFERÊNCIA LÚDICA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram na manhã desta quinta-feira (08/12), no Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado no Jardim Monte Carlo, a Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O encontro é uma etapa prévia da preparação para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Carlos que será realizada no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 8h, no SENAC.

 

“Reunimos crianças e adolescentes que fazem parte de 8 entidades vinculadas ao CMDCA e de 8 escolas da Diretoria Regional de Ensino para avaliar a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e possibilitar um amplo processo de discussão, reflexão e de proposição, visando o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil”, explicou a secretária municipal de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz.

 

Giovane Astolfo, supervisor da Casa dos Conselhos, disse que em consonância com as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e instruções do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDECA o tema desse ano é “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

 

 “O objetivo é promover uma ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. O tema é divido em cinco eixos. Cada educador selecionou um ou mais eixos como pauta da atividade com seu grupo”, esclarece Giovane.

 

O Eixo 1 discutiu a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo 2 o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de COVID-19; Eixo 3 a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; Eixo 4 a participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico e Eixo 5 a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da COVID-19.

 

“Mais do que reuni-los para pensar, discutir e encaminhar propostas, a conferência objetivou consolidar um espaço de exercício de cidadania e participação direta nas decisões e construção das políticas públicas para esse público”, finalizou Ana Paula Vaz, secretária de Infância e Juventude.

 

O Grupo TPK de Teatro fez uma apresentação teatral baseada no tema central da Conferência Lúdica.

Para se inscrever na X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Carlos basta clicar no link https://www.even3.com.br/x-conferencia-municipal-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-de-sao-carlos-301863/.

 

(08/12/2022)