SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SANTA CASA DE SÃO CARLOS ALINHAM AÇÕES PARA INCLUSÃO DE PCDS NO MERCADO DE TRABALHO PDF Imprimir E-mail
 
A Prefeitura Municipal dá mais um passo no desenvolvimento de ações em parceria com a Santa Casa de São Carlos para a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência (PCDs). Representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) e da irmandade estiveram reunidos na última semana para a entrega do primeiro lote de currículos de interessados em disputar as vagas oferecidas. 
 
O encontro contou com a presença da secretária Lucinha Garcia (SMPDMR) e do Provedor Antônio Valério Morillas Júnior, e também da equipe técnica da secretaria e da Santa Casa. Estiveram Dante José Nonato, chefe de Gabinete da SMPDMR, Marisa Campos Guimarães, assistente social lotada na SMPDMR; Carlos Melado, engenheiro do trabalho da Santa Casa; Samir Evaldo Linhari, gerente de RH da Santa Casa; Ana Carolina Turi Volante, responsável pelo recrutamento e seleção da Santa Casa, Marcelo Balarini, coordenador de RH da Casa Casa, Andréia Aparecida Xavier, da Medicina do Trabalho da Santa Casa, e Fabiana Franco, psicóloga da Santa Casa.
 
A compilação do primeiro lote de currículos a ser analisado foi possível graças a uma iniciativa da equipe de Serviço Social da SMPDMR que promoveu as entrevistas durante os atendimentos, oferecendo a possibilidade de encaminhamento à empresa contratante que está ampliando seus serviços.
 
O provedor da Santa Casa destacou a parceria com a Prefeitura de São Carlos, falou sobre o atendimento referenciado no SMU (Serviço Médico de Urgência) e sobre o projeto com a Unicep para a criação do curso Medicina que deverá ser implantado junto ao hospital. Essas ações preveem a ampliação do número de funcionários. Morillas Júnior também considerou a possibilidade de promover cursos de capacitação para PCDs a fim de prepará-los para atuarem tanto na Santa Casa como no mercado de trabalho em geral.
 
A secretária Lucinha Garcia afirmou que a Prefeitura está sempre de portas abertas para a oferta dos serviços na SMPDMR, como a emissão do Cartão Mais Acesso e o empréstimo em regime de comodato de equipamentos de tecnologia assistiva, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho e camas hospitalares.
 
Por outro lado, garante ela, o encaminhamento das pessoas com deficiência para a Santa Casa é fruto de uma parceria que deu certo e pretende alcançar ótimos resultados. Desse modo, a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos informou que colocará sua equipe de recursos humanos para proceder o processo seletivo até o preenchimento das vagas para os PCDs.
 
“Tivemos um crescimento no nosso atendimento do ano passado até hoje e que vem superando nossas expectativas, mas esse é o resultado da gestão do Prefeito Airton Garcia que acredita na nossa equipe técnica, e esse serviço de inclusão no mercado de trabalho será feito regularmente para promover o reconhecimento do potencial das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida que precisam sempre de uma oportunidade”, explicou a Secretária. 
 
Pela legislação brasileira as empresas privadas são obrigadas a reservar cotas para a pessoa com deficiência. A Lei nº 8.213/1991 dispõe, no seu artigo 93, que as empresas privadas com 100 ou mais empregados deverão reservar cotas de 2% até 5% dos seus cargos, proporcionalmente, observando o número de empregados.
 
(21-07-2023)