NOVEMBRO AZUL: PALESTRA ALERTA SOBRE DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal de Saúde, dentro da programação da Campanha Novembro Azul, realizou na última semana um bate papo sobre câncer de próstata para servidores do Paço Municipal. Foram discutidos a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento da doença e saúde do homem.
 
Novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade, e em especial aos homens, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo mais frequente entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele.
 
A palestra foi ministrada  pelo  médico urologista, Dr. Leonardo Carvalho Olaio, que ressaltou a importância da conscientização com relação ao exame periódico. “O câncer de próstata é o segundo câncer que mais acomete os homens, sendo o segundo que mais mata. A previsão é que somente esse ano mais 57 mil novos casos no Brasil sejam confirmados. O câncer de próstata com diagnóstico é tratamento precoces tem 90% de chance de cura, daí a importância do exame preventivo", alerta o médico.
 
O urologista ressaltou, ainda, que os exames são simples, sendo um de toque e outro de sangue conhecido como  PSA (Antígeno Prostático Específico), através do qual é feita uma avaliação e se tiver alguma suspeita, é feita uma biópsia e se confirmado o câncer de próstata o caso é analisado e escolhido a melhor forma de tratamento.
 
Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), ressaltou que o novembro azul é uma oportunidade para se tirar todas as dúvidas. "Saber os sintomas, os exames de rotina, mitos e verdades sobre a doença e sobre o exame de toque, além de outras doenças relacionadas à prostata.
 
Aproveitamos esse mês para reforçar sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde física e mental".
 
A diretora do DGCA encerrou sua fala falando dos serviços oferecidos via SUS. "É importante que os pacientes procurem a unidade de saúde mais próximas de sua residência, onde já tem o cadastro, para fazer esse acompanhamento,  marcando uma consulta de rotina para poder fazer todos os exames".
 
(21/11/2023)