OPERAÇÃO PAPAI NOEL FOI A PRINCIPAL PAUTA DISCUTIDA NA REUNIÃO DO GGI-M PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social coordenou na tarde desta terça-feira (05/12), mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), ferramenta que reúne um conjunto de instituições que incide sobre a política de segurança do município com o objetivo de ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade.   
 
 A reunião faz parte do calendário de política pública nacional e todo o mês ações são discutidas e planejadas para esse período, levando em conta os indicadores do mês anterior e necessidades do município, a partir desses dados são organizadas as operações, além disso são discutidos e articulados os apoios e logística dos eventos mais complexos do mês.
 
Em dezembro, uma das pautas principais foi o horário do comércio, que é diferente do habitual, com as lojas funcionando até às 22h durante a semana e até às 17h nos finais de semana, com isso a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão colocar um efetivo extra e estender o horário de patrulhamento no comércio, atendendo pedido do presidente do SINCOMERCIO de São Carlos, Paulo Gullo, que participou da reunião e trouxe algumas demandas relacionadas a segurança e a zeladoria, principalmente da região do mercado municipal. 
 
Paulo Gullo fala do grande número de filiados em São Carlos, mais de 3.500, gerando aproximadamente 12.000 empregos. “Saio daqui satisfeito, sabíamos do problema de contingência das Policias Civil, Militar e da Guarda Municipal, mas unidos vamos resolvendo os problemas do nosso comércio”.
 
O secretário adjunto de Segurança Pública, Coronel Paulo Belonci, disse que a prioridade nesse mês é garantir a segurança dos comerciantes, comerciários e clientes em virtude do horário especial de final de ano. “As forças de segurança discutiram e deliberaram que esse mês vai ser concentrado todo o esforço extra na operação “Papai Noel” para levar segurança tanto para o cliente, como para o comerciante. Nós tivemos a presença do presidente do SINCOMERCIO, onde foi colocado o que vai ser feito, visando inibir qualquer ação criminosa nesse período e levar tranquilidade para a população”. 
 
Belonci fez um balanço positivo para esse ano, ressaltando que o GGI-M agrega várias forças e instituições para prevenção do crime. “Não tem solução mágica, mas com as ações realizadas em conjunto os resultados são satisfatórios e quem ganha é o município. As reclamações de perturbação de sossego público, uma demanda recorrente nessa época de festas, podem ser acionadas por meio dos dispositivos de segurança pública, mas também é necessário registrar o boletim de ocorrência”, ressalta o coronel.
 
Outras operações que já fazem parte do calendário mensal também foram discutidas, como operações de escapamentos, fiscalizações em praças e bares, operações de sucatas, que são ações cooperadas das instituições como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Habitação, entre outros.
 
(06/12/2023)