VANS ADPTADAS DA PREFEITURA REALIZAM O TRANSPORTE DE PACIENTES CADEIRANTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE PDF Imprimir E-mail

 

Desde que foi firmada a parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram realizadas mais de 640 viagens para os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise dentro do município de São Carlos entre 19 de junho e 28 de dezembro de 2023.
 
No total, foram mais de dez mil quilômetros rodados a partir da aquisição pela Prefeitura de São Carlos de duas vans adaptadas – denominados veículos “minibus” – após convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo.
 
O aposentado Américo Aparecido de Souza, residente no CDHU, passa por hemodiálise duas vezes por semana no setor especializado da Santa Casa e faz o trajeto de casa para a unidade de referência com o veículo da Prefeitura. É um paciente amputado de membros inferiores.
 
Diabético, ele não se cansa de agradecer pelo atendimento que é feito pelo Prefeitura. “Fico muito contente pelo serviço que é prestado porque a van adaptada é bem mais confortável, eficiente e rápida, por isso só tenho que dizer muito obrigado”, comentou ele.
 
Lucinha Garcia, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, ressaltou que esse atendimento humanizado e o deslocamento com total prioridade na vida do paciente com conforto e segurança foram o ponto alto do serviço que foi implantado na cidade e que está sendo realizado com sucesso. 
 
“A administração do prefeito Airton Garcia busca cada vez mais atender uma quantidade maior de cidadãos que necessitam de transporte para a continuidade de seus tratamentos e a nossa pasta está conseguindo, com essa parceria com a Secretaria de Saúde, beneficiar o maior número de pessoas com as viagens feitas com as vans adaptadas”.
 
A secretária de Saúde, Jôra Porfírio, entende que é crescente, cada vez mais, a importância dos sistemas de transporte em saúde frente à necessidade de viabilizar o acesso da população ao atendimento clínico. “Essa parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência nos ajuda a organizar, operacionalizar, viabilizar e ampliar o acesso dos usuários às ações e serviços de saúde que têm sido uma das prioridades dessa gestão”, concluiu ela.
 
Os dois veículos adaptados são provenientes do Programa “Cidade Acessível” e estão atualmente sob a responsabilidade da SMPDMR, que possui o interesse em viabilizar os veículos para o transporte de pacientes que passam por hemodiálise e não possuem condução própria para o deslocamento entre sua residência e a unidade onde é feito o procedimento.
 
Os pacientes que passam por hemodiálise são pessoas com diagnóstico de doença renal crônica e que, para todos os efeitos legais, são consideradas pessoas com deficiência. A demanda por esse transporte especializado envolve, principalmente, pacientes cadeirantes. As vans possuem um elevador apropriado com dispositivo próprio para o embarque e desembarque de cadeirantes, além dos assentos necessários e cintos para a segurança dos passageiros.
Nesse primeiro momento, um veículo e um motorista foram oferecidos para atender os pacientes no sistema porta a porta e beneficiar estes e os familiares que os acompanham. A partir de fevereiro de 2024, com o aumento da demanda, poderá ser disponibilizada uma segunda van adaptada com mais um motorista.
 
Desde o dia 19 de junho de 2023 foi mantida uma rotina com itinerários pré-determinados pela Seção de Transporte da SMS, e também para solicitações pontuais, como no caso de atendimentos especializados oferecidos em Araraquara, por exemplo, ou outros municípios onde há unidades hospitalares de referência.
 
Nos cinco meses iniciais, foram atendidos oito pacientes de hemodiálise que fazem o tratamento por quatro horas, três vezes por semana. São pacientes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte Sanitário (SITS) do município.
 
(12/01/2024)