» 150 ANOS PDF Imprimir E-mail
Qua, 14 de Novembro de 2007 08:31

Nando Reis.
Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta neste domingo.



APRESENTAÇÃO ACONTECE NO ESTACIONAMENTO DO SHOPPING

A Prefeitura e o Shopping Iguatemi convidam a população a participar de mais um grande evento em comemoração ao sesquicentenário da cidade: a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, pioneira em diversos aspectos da música nacional. O evento tem patrocínio da Oi Telefônica Móvel e do Bradesco Prime. A apresentação ocorre no estacionamento do Shopping às 19h deste domingo, dia 18.

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) foi a primeira a realizar turnês, apresentações ao ar livre, concertos de formação de platéia e a excursionar pelo exterior. Durante 67 anos de atividades ininterruptas, a OSB se consolidou como um verdadeiro patrimônio brasileiro, revelando talentos, recebendo estrelas internacionais e promovendo o acesso à música erudita em nosso país.

Uma das mais importantes orquestras brasileiras, foi criada em 11 de julho de 1940 pelo maestro José Siqueira, teve como primeiro diretor artístico o regente húngaro Eugen Szenkar. Sua sede fica na cidade do Rio de Janeiro. Na década de 70, a OSB alcança projeção com a criação do Projeto Aquarius, que aproximava a música clássica das camadas mais populares, em concertos na Quinta da Boa Vista, entre outros lugares. Também nessa década, Isaac Karabtchevsky assume a direção artística da OSB, onde ficou por 26 anos. Os três tenores, José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti apresentaram-se com a OSB na década de 90.

Em setembro de 2001, a orquestra apresentou-se no Central Park e Lincoln Center, em Nova York, em comemoração à Independência do Brasil. Em janeiro do mesmo ano, fez parte da abertura do Rock in Rio III, apresentando-se para mais de 120 mil pessoas, e realizou uma turnê com concertos ao ar livre no norte e nordeste do Brasil.

Maestro
Roberto Minczuk é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Filarmônica de Calgary, e diretor artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ocupou os postos de diretor artístico adjunto e regente associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e, em 2005, o de principal regente convidado. Foi também diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Ribeirão Preto e regente titular da Sinfônica da Universidade de Brasília.

Já regeu as filarmônicas de Nova York, Los Angeles, Israel e Rotterdam; as orquestras da Filadélfia, Nacional da França, National Symphony e Minnesota; sinfônicas de St. Louis, Atlanta, Baltimore, Detroit, Houston, Toronto e Ottawa, dentre outras. Na Europa, regeu as filarmônicas de Londres, Oslo, Hallé, Nacional de Lyon e Royal National Scottish. Recentemente, regeu com grande sucesso de público e crítica vários concertos da Filarmônica de Londres em turnê pelos Estados Unidos e as últimas produções de Os Sete Pecados Capitais e O Vôo de Lindbergh da Ópera de Lyon na França e no Festival Internacional de Edinburgh. Ainda em 2007, estreará frente à Orquestra de Cleveland e à Sinfônica de San Francisco.

(14/11/07)