PROGRAMA SÃO CARLOS CONTRA O FOGO PDF Imprimir E-mail


São Carlos Contra o Fogo NÃO ESTRAGUE ESTE CLIMA

saocarlos_contra_fogo IlustracoesParaFolder01-site IlustracoesParaFolder02-site IlustracoesParaFolder03-site

 

IlustracoesParaFolder04-site IlustracoesParaFolder05-site IlustracoesParaFolder06-site IlustracoesParaFolder07-site
 

1. Mantenha seu terreno limpo, com o mato cortado e recolhido, impedindo a ocorrência de incêndios e a proliferação de animais e vetores de doenças.

2. Se ao lado de sua casa existem terrenos abandonados, oriente os proprietários a limpá-los. Caso nada seja feito, denuncie!
3. Não solte balões. É perigoso! Além disso, tome cuidado com os fogos de artifício e nunca jogue bitucas de cigarro, pois podem tornar-se foco de incêndio.
4. Quando há incêndios, todos acabam prejudicados. Ao ver focos de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros pelo Telefone 193.
5. Além do mal que causa ao meio ambiente, a fumaça das queimadas é prejudicial à saúde, causando problemas respiratórios,principalmente em crianças e idosos.
6. Respeite o meio ambiente e não brinque com fogo; as leis de proteção contra queimadas são rígidas.
7. Informe e oriente as pessoas que você conhece sobre os cuidados a serem tomados, evitando assim incêndios, muita fumaça e destruição.

Nossa cidade esta ameaçada pelas queimadas, que são provocadas pelo mau hábito de colocar fogo em lixo, terrenos baldios, áreas de córregos e beiras de rodovias.
Oriente seus vizinhos a limpar os terrenos baldios e evitar o acúmulo de lixo e materiais que podem incendiar com facilidade.
Não solte balões, e denuncie quem solta. Até mesmo uma ponta de cigarro acesa pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente.
As queimadas que ocorrem em terrenos urbanos e canaviais destroem a vegetação, degradam o solo e prejudicam os animais. Além disso, poluem o ar com fumaça e gases tóxicos, provocando doenças respiratórias. As queimadas podem, ainda, causar acidentes nas estradas.

Por isso, a comunidade de São Carlos se uniu e está pedindo o seu apoio em um plano de prevenção e combate às queimadas.
Você pode ajudar não provocando queimadas e denunciando essa irresponsabilidade.
 
Telefones de Emergência em caso de:
Incêndio em área urbana –  Corpo de bombeiros (193) ou Coordenadoria do Meio Ambiente (16) 3371-7238
Queimada em área urbana – Defesa Civil (199)
Incêndio em área rural – Polícia Ambiental (16) 3368-3044
Incêndio em rodovias – CCO / DER 0800-555-510
Queimada de cana – CETESB (16) 3332-2211