TRABALHOS DOS CEMEIS SÃO EXPOSTOS NA FEIRA DE AFRICANIDADES PDF Imprimir E-mail

O Grêmio Recreativo Flor de Maio recebeu, na última sexta-feira (23), a 1ª Feira de Africanidades. No evento, as escolas de educação infantil da Rede Municipal de Ensino, 43 no total, expuseram os resultados dos projetos institucionais desenvolvidos ao longo do ano em Educação para as Relações Étnicorraciais.

 

Além da apresentação do “Projeto Dançar”, com a coreografia “De volta às Origens” e das professoras da formação das histórias dançadas: “recontando histórias por meio das danças brasileiras”, foi promovido um baile de confraternização com o grupo “Moro na Roça”.

 

As escolas participantes da Feira de Africanidades elaboraram um projeto institucional em educação para as relações étnicorraciais, de acordo com os fundamentos legais e necessidades locais para a oferta de uma escola promotora da igualdade racial como um ambiente igualitário que respeita, discute e valoriza as diferenças. O intuito do evento foi transmitir a mensagem que a construção de uma sociedade mais justa depende da valorização e respeito a cada ser humano, sendo assim cada escola desempenha um papel fundamental promovendo no cotidiano do fazer pedagógico, a cidadania e o respeito à diversidade, mostrando ao aluno a importância e a riqueza da cultura, as memórias coletivas dos vários grupos étnicos que integram a sociedade e a contribuição da diversidade étnica para a construção da identidade do Brasil.

 

Além da secretária de Educação, Lourdes Moraes, participaram da Feira a coordenadora de Educação para as Relações Étnicorraciais, Vivian Priscila Messa, o chefe de Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, José Ricardo Marques dos Santos e a professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.

 

 

 

Fotos: Fábio Taconelli/PMSC

 

(26/11/2012)



Compartilhe essa informação