S.CARLOS CONQUISTA R$ 500 MIL PARA CONSTRUIR ESPAÇO DO IDOSO PDF Imprimir E-mail

São Carlos foi contemplada com R$ 500 mil do Estado para a construção de um Centro Dia do Idoso. O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, lançou, na última semana, o Selo São Paulo Amigo do Idoso, que busca o reconhecimento do Estado como um local que proporciona qualidade de vida à população idosa.

 

Na ocasião, o secretário da pasta, Rodrigo Garcia, anunciou a construção de 108 Centros Dia do Idoso em São Paulo, incluindo o de São Carlos. Ainda não há prazos para a execução das obras.

 

Hoje, no Estado, existem 20 Centros Dia em funcionamento e que atendem as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. No Centro, o idoso participa de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e cuidados com a saúde, entre outros. Ao final da tarde, volta à sua casa, mantendo os vínculos familiares.

 

Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, Regina Granja, a administração do prefeito Oswaldo Barba já trabalha para encontrar uma área que contemple as exigências do governo do Estado na construção desse equipamento público. “Esperamos que o mais breve possível o prefeito possa assinar o termo que garante o Centro Dia à população idosa”, projeta a secretária.

 

Para o prefeito Oswaldo Barba, a cidade já possui o reconhecimento por meio das políticas que desenvolve em favor dos idosos. “Um dos mais bem sucedidos exemplos é a UATI, a Universidade Aberta da Terceira Idade, que oferece atividades de inserção a esse público. Além disso, a cidade discute as políticas públicas voltadas ao idoso por meio de um Conselho Municipal e a nossa Divisão de Políticas ao Idoso, inserida em nossa Secretaria, que dá total guarida assistencial-familiar, garantindo que os direitos dessa população não sejam violados”, assegura.

 

A secretaria acredita que essa gama de fatores garantiu a destinação de verba ao município para a construção do Centro Dia. Ela recorda que, de acordo com estatísticas nacionais, a cada ano, mais de 600 mil pessoas ingressam nessa faixa etária no país e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões de idosos.

 

A Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade) divulgou censo sobre a população idosa no Estado de São Paulo mostrando que até 2050 a população com mais de 60 anos será quase dominante no Estado de São Paulo. Ela representará 30% do total da população.

 

O selo

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, para receber o selo São Paulo Amigo do Idoso, as prefeituras precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações, entre eletivas e obrigatórias. Além da assinatura do termo de adesão, as cidades precisam criar o Conselho Municipal do Idoso (São Carlos já possui esse conselho). Também deve se comprometer a traçar um plano de metas e, além disso, deverá fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes e incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.

 

Nas etapas seguintes até a aquisição do Selo Pleno São Paulo Amigo do Idoso, os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.

 

Para manter o Selo, o município deve – a cada dois anos – renovar o seu compromisso, medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações.

 

(05/12/2012)



Compartilhe essa informação