A Semana do Bebê

CUIDAR DA INFÂNCIA: PAPÉIS DIVERSOS, AMOR DE TODOS

 

Com este tema, acontece, em São Carlos, a 4ª Semana do Bebê. Momento de festa e de reflexão. 

 

Festa, porque os bebês, quando chegam, trazem alegria, esperanças, e renovam o ambiente familiar. E reflexão, porque são grandes as responsabilidades, de todos  nós, pelo cuidado especial que os bebês precisam e merecem.

 

Vivemos em um mundo em constantes transformações. A sociedade muda seus conceitos e, como consequência, seus comportamentos.

 

No entanto, há algo que não muda: nossos bêbes nascem com um acentuado grau de dependência dos adultos, para a sua sobrevivência e o seu crescimento. Por outro lado, já nascem prontos para responder às manifestações de carinho e aos estímulos que podem fazer a diferença na qualidade de vida.

 

É nossa responsabilidade, à luz dos conhecimentos atuais, propiciar as condições e os ambientes acolhedores, que facilitem o pleno desenvolvimento dos bebês, nas dimensões biológica e emocional. Se formos eficazes nesta tarefa, contribuiremos para a construção de um mundo melhor.

 

Diz o Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

 

Se esta tarefa, em primeira instância, é da família, compete à sociedade apoiá-la nesta caminhada; para tanto, a estrutura, a rede social de apoio, deve estar altamente capacitada e mobilizada. Esta tem sido a preocupação do Programa “Primeiríssima Infância: responsabilidade de todos”:  capacitar profissionais das áreas sociais de saúde, educação e cidadania, para aprimorar as ações de apoio às famílias. A estrutura social de apoio deve estar altamente capacitada, mobilizada e, principalmente, motivada.

 

É a sociedade renovando seus compromissos com a Primeiríssima Infância.

               

CUIDAR DA INFÂNCIA: PAPÉIS DIVERSOS, AMOR DE TODOS