PROGRAMA DE ACOLHIMENTO FAMILIAR – FAMILIA ACOLHEDORA PDF Imprimir E-mail

 

Às vezes tudo o que uma criança ou adolescente precisa para atravessar uma turbulência em sua vida familiar é ser acolhida provisoriamente por outra família. (Conviver – Campinas)

 

O que é o Programa  Família Acolhedora?

Acolhimento em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cuja famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, por determinação do Poder Judiciário.

 

Quem são as Famílias Acolhedoras?

Famílias ou pessoas da comunidade Sãocarlense, com idade entre 21 a 65 anos, com disposição afetiva e emocional, habilitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Família Acolhedora e Vara da Infância e Juventude, que acolhem em suas casas por período provisório, crianças  e/ou adolescentes, oferecendo-lhes cuidado, proteção integral, convivência familiar e comunitária. Poderão ser acolhidos até 2 crianças ou adolescentes por família. Em caso de grupo de irmãos poderá ser aberto exceção.  Ação que pode mudar a vida de uma criança e de sua família.

 

Quem são as crianças ou adolescentes acolhidos?

Crianças ou adolescentes de 0 a 18 anos, especialmente aqueles que na avaliação da equipe técnica do serviço tenham possibilidades de retorno a família de origem, ampliada ou extensa, salvo casos emergenciais, nos quais inexistam alternativas de acolhimento e proteção.

 

Quais são as atribuições da Família Acolhedora?

Objetivo essencial é o retorno da criança ou adolescente para a sua própria família. A Família Acolhedora deve propiciar um ambiente familiar e acolhedor, ter  disponibilidade de tempo dispensado aos cuidados necessários e capacidade de  dar afeto

 

Quanto tempo dura o acolhimento em Família Acolhedora?

Um trabalho sistemático será realizado para viabilizar prioritariamente o retorno da criança ou adolescente ao convívio da família, nuclear ou extensa, que poderá ser de 6 meses a dois (2) anos.

 

Como participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora?

Famílias e pessoas interessadas devem entrar em contato  pelo fone: 16-3419-1216

Ou pelo e-mail:   Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.