CEMEI MARIA CONSUELO BRANDÃO TOLENTINO PDF Imprimir E-mail

Endereço: Rua Reinaldo Pizzani, 400- Antenor Garcia
Telefone: (16) 3366-3626 | Orelhão: (16) 3375-0579
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Responsável: Bruno Tadeu Andrez Silva

Histórico
No dia 04 de outubro de 2003 é inaugurado o CEMEI "Maria Consuelo Brandão Tolentino". Esta unidade escolar é fruto do esforço do Governo Participativo para atender às reivindicações da população dos bairros Cidade Aracy II e Antenor Garcia.

O nome da escola deu-se em homenagem a Senhora Maria Consuelo Brandão Tolentino, nascida a 14 de abril de 1922 em São Carlos - SP e falecida em 9 de maio de 1998, na mesma cidade. Era filha de Eurico Brandão (Cirurgião Dentista) e Nôemia de Barros Brandão; casada em 9 de julho de 1945 com Cleobis Francisco Tolentino, teve dois filhos: Cláudio Francisco Tolentino, Economista, casado com Clarissa Meyer Tolentino e Beatriz Aparecida Tolentino Bonicelli, Psicóloga, casada com Rubens Roberto Bonicelli. Na data de seu falecimento era avó de cinco netos.

Foi de imensa importância a dedicação ao trabalho com os pequenos, na busca de seu bem estar, desenvolvimento físico, cognitivo e emocional e a Prefeitura Municipal de São Carlos, em parceria com Rotary Club, passou na época a oferecer, com esta nova unidade, 120 vagas para crianças com idades de 04 meses a 03 anos idade.

Esta era, portanto, a primeira etapa deste projeto, pois em agosto de 2005 foram inauguradas 04 (quatro) salas, passando a atender assim cerca de 300 crianças. Atualmente após a construção de mais 04 salas a escola atende o número aproximado de 400 (quatrocentos) alunos na faixa etária de 04 meses a 05 anos de idade. A escola conta ainda com uma Sala de Recursos Multifuncional, onde é oferecido Atendimento Educacional Especializado às crianças com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (como autismo) e crianças com Altas Habilidades/Superdotação, com professor Especializado. A unidade escolar tem atualmente 49 funcionários e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação.