COLETA SELETIVA DE ÓLEO USADO PDF Imprimir E-mail

A cidade de São Carlos gera cerca de 60.000 litros de óleo vegetal usado por mês. Todo esse óleo poderia ser reciclado, evitando a contaminação de milhões de litros de água todos os dias e podendo ser usado na fabricação de sabão e biodiesel, combustível menos poluente e derivado de matéria prima renovável (óleo vegetal), entre outras aplicações.

A lei municipal nº 14.171, de 9 de agosto de 2007, institui o "Programa para a destinação de óleo vegetal ou gordura" e assinala que seu objetivo é "diminuir ao máximo o lançamento de óleo vegetal nos encanamentos que ligam a rede coletora de esgoto, fossa séptica ou qualquer outro equivalente no município de São Carlos, em conformidade com o artigo 255 da Constituição Federal".

 

VOCÊ SABIA?
Cada 1 litro de óleo despejado na pia tem capacidade para poluir cerca de 1 milhão de litros de água. Além desse óleo causar poluição das águas, morte de peixes e outros impactos ambientais, o seu acúmulo nos encanamentos causa entupimentos e refluxo de esgoto, atraindo insetos e roedores.

 

O QUE PODEMOS FAZER ENTÃO?
Você pode separar o óleo usado toda vez que limpar sua frigideira, juntando-o em garrafas plásticas fechadas que você pode entregar para a Coleta Seletiva domiciliar toda vez que a cooperativa passar em sua casa.

Ou entregue o óleo usado nos pontos de entrega voluntária. Procure a escola mais próxima , posto de saúde ou centro comunitário e veja se eles estão participando do Programa.

 

Mais Informações:

Secretaria Municipal de Serviços Públicos

Rua São Joaquim, nº 979

Telefone: (16) 3362-1300 / 3362-1304

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.