» BIBLIOTECAS REGISTRAM AUMENTO DO NÚMERO DE LEITORES PDF Imprimir E-mail

Crescimento do número de leitores.


Barganha Book.A Sala Verde na Biblioteca “Amadeu Amaral”.O teatro nas Escolas do Futuro.
SIBI COMEMORA BONS RESULTADOS DE 2005

O Sistema Integrado de Bibliotecas, criado e organizado pela Prefeitura em 2005, está comemorando os bons resultados do último ano, quando foram incorporados ao acervo da Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral” mais de 3.200 volumes, a média mensal de empréstimos nas Escolas do Futuro foi de 9 mil obras e mais de 3 mil nas bibliotecas públicas. Esses números indicam um crescimento de quase 5% no número de leitores apenas na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”.

“O fato de termos construído já na primeira gestão do prefeito Newton Lima as Escolas do Futuro mostra a importância e a diretriz que a administração dá à questão do livro e da leitura”, disse a secretária de Educação, Géria Montanari. “Agora é preciso dar forma a essa política garantindo os recursos para as bibliotecas públicas e para campanhas e programas de incentivo à leitura e à escrita”, completou.

Por conta das diretrizes estabelecidas, foram realizados cursos e treinamentos para os cerca de 30 profissionais ligados direta e indiretamente às bibliotecas de São Carlos. Entre eles, o treinamento para o Sistema PHL, responsável pela automação de bibliotecas; curso de restauração e higienização de livros e acervos e curso de excelência no atendimento ao usuário de bibliotecas.

O SIBI participou ainda da 2ª Feira do Livro Infantil Juvenil e Quadrinhos de São Paulo, do XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizado em Curitiba, da visita área orientada à Fazenda do Pinhal, do II Congresso Regional de Literatura Infanto-Juvenil em Araraquara, e do Workshop de Bibliotecas Públicas da Região Central do Estado de São Paulo.

“Esses eventos nos dão condições de obter informações sobre o assunto em questão e também de trocarmos experiências e soluções de problemas que são comuns à maioria das bibliotecas públicas. Voltamos de todas as atividades em condições de aplicar na prática o que pudemos aprender em cada evento”, disse a coordenadora do SIBI, Lourdes Moraes.

Leitura
Como o principal programa de trabalho do sistema é o incentivo à leitura, foram realizadas várias atividades. A apresentação da escritora Célia Luiz para 300 alunos da rede, a implantação do Clube da Leitura, com o texto “Afinal quem manda na floresta?”, de Millôr Fernandes, contação de história da bruxa Mortélia e Azareta e o Encontro com a Poesia, com a escritora Cathia de Almeida.

Também foram oficializadas a Hora do Conto, realizada por funcionárias da Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral” para mais de duas mil crianças da rede, a leitura dramatizada com fantoches do texto “O livrinho das Perguntas”, de Alfredo Garcia, e a reativação das caixas-estantes com o reforço do acervo existente nas EMEIs, atingindo toda a rede municipal, e saraus de poesias.

Nas Escolas do Futuro, anexas às Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), o SIBI viabilizou a apresentação de diversas peças, entre elas “Os 3 Porquinhos Pobres”, de Érico Veríssimo, “A Pipa e a Flor”, de Rubem Alves, “Malasartes fez o urubu falar” e “Quando eu crescer, quero ser criança”.

Além disso, os alunos participaram de um encontro com o escritor regional Nicola Gonçalves, de sessões de vídeo “Maurício de Souza”, contação de histórias, curso de musicalização, apresentação dos contos e um encontro com Antonio Fais, exposições rotativas do projeto “História dos Bairros”, Mostra Ecocine nas Escolas e oficina de origami.

Campanhas
Foram lançadas as campanhas “Adote uma Biblioteca”, que convida as empresas e empresários de São Carlos a adotarem uma das bibliotecas públicas da cidade, e Parceiros da Leitura, que possibilita que qualquer pessoa doe um livro escolhendo um dos títulos que constam de uma lista elaborada pelo SIBI.

Foi iniciado também o Barganha Book, uma feira de trocas que acontece uma vez ao mês, onde qualquer pessoa pode trocar títulos com as bibliotecas públicas e com outras pessoas. Em duas edições foram trocados mais de 100 livros, sem contar as revistas, gibis e coleções. “Foi um ano de muito trabalho e muitas conquistas. Pela primeira vez implantamos um processo seguro de inventariar o acervo bibliográfico como um bem patrimonial do município”, finalizou Lourdes Moraes.

O SIBI São Carlos também foi contemplado com a implantação da Sala Verde pelo Ministério do Meio Ambiente. A coordenadora do SIBI informou ainda que outros projetos foram aprovados e devem ser anunciados oficialmente em breve.

SIBI – SÃO CARLOS

Indicadores do desempenho de 2005:



(02/01/06)