» PREFEITO PARTICIPA DE DEBATE DA ARQUITETURA DA USP PDF Imprimir E-mail


Na tarde de quarta, dia 6, o prefeito Newton Lima, participou da mesa de debates “Universidade Pública e Sociedade”, organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP). Também participaram da mesa os professores Quirino Carmelo, pró-reitor de Graduação Substituto, e Francisco Rocco Lahr, diretor da EESC. O moderador foi o professor Manoel Rodrigues Alves, coordenador do curso de Arquitetura da USP. Sob o tema central os participantes discorreram sobre vários aspectos, entre eles como colocar em prática as pesquisas para um número maior de pessoas.

Newton Lima apontou, como um dos principais fatores para essa relação, a disposição dos administradores públicos para receber esses benefícios. Citou como exemplo São Carlos, que até 2000 não utilizava os conhecimentos gerados nas universidades públicas instaladas no próprio município para solução de problemas. “Em 2001 nós assinamos um protocolo de intenções com a USP, a UFSCar e as duas Embrapas”, disse, lembrando que aquele protocolo resultou, somente até 2004, na execução de 69 parcerias com as instituições de ensino e pesquisa. Um dos exemplos citados pelo prefeito foi o projeto da Estação de Tratamento do Esgoto (ETE) feito pela EESC.

“A Escola de Engenharia da USP fazia projetos para várias cidades, menos para São Carlos, simplesmente porque os administradores até 2000 não tinham interesse”, observou. O prefeito também falou sobre o lançamento do Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia, cujo edital foi apresentado na última reunião da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede, que é coordenada por São Carlos. “Acho que a USP possui projetos que podem concorrer ao prêmio”, explicou, referindo-se que um dos pré-requisitos para concorrer é a possibilidade de utilizar esses projetos em outros municípios da Rede.

Os demais debatedores falaram sobre a situação da Universidade de São Paulo, sobre sua expansão e sobre a importância de melhorar a grade de alguns cursos e democratizar o acesso.

(07/12/06)