» FESTA DE NATAL REÚNE PARTICIPANTES DO CAMPEÕES NA RUA PDF Imprimir E-mail



As 100 crianças que integram o Projeto Campeões na Rua, desenvolvido pela Prefeitura na Estação Comunitária (ECO) do Jardim Gonzaga, participaram nesta semana de duas festividades que marcaram o encerramento das atividades de 2006. Na quinta, dia 7, o grupo passou o dia no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e nesta sexta, dia 8, recebeu a visita do Papai Noel no Centro Comunitário do Pacaembu.

Na UFSCar, as crianças, acompanhadas pelos monitores, participaram de uma gincana, passearam pelo campus, brincaram na piscina e até almoçaram no restaurante universitário. Camila Cristina Bruna, de 13 anos, aproveitou o passeio. “Eu moro no Jardim Gonzaga e gosto muito de participar do Campeões na Rua, adorei passar o dia na Federal, gostei muito de nadar. Tenho seis irmãos, quatro participam do projeto”, disse.

No Centro Comunitário receberam lanche e depois a visita do Papai Noel, que entregou doces e brinquedos. Segundo a supervisora do Centro Comunitário, Maria Lúcia M. Patracon, os presentes foram oferecidos pelas mulheres que participam das aulas de ginástica com o professor Celinho. “Adorei! Ganhei um carrinho do Papai Noel”, disse Luan Alves de Lara, de 7 anos.

O Projeto Campeões na Rua procura resgatar a cultura popular infantil, além de estreitar laços na comunidade através da escola e da família. “Atualmente, participam 100 crianças com idade entre 5 e 14 anos, todas moradoras nos bairros Jardim Gonzaga, Monte Carlo, Cruzeiro do Sul e Pacaembu, que vivem em situação de risco pessoal e social”, explicou a supervisora da ECO, Maria Aparecida Maia.

Durante o ano inteiro, além das atividades esportivas e brincadeiras, em horário contrário ao da escola, os meninos e meninas recebem merenda no Centro Comunitário do Pacaembu e também atendimento de saúde na Unidade de Saúde da Família (USF), que fica na Estação Comunitária do Gonzaga. Na ECO, as atividades voltam no dia 6 de janeiro.

(08/12/06)