» SÃO CARLOS SEDIA CURSO DE REGULAÇÃO DO SUS PDF Imprimir E-mail


Cássia Regina.

O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos realiza até quinta, dia 14, no anfiteatro da Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar, o “Curso de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS)” tendo por objetivo capacitar tutores (ou multiplicadores), revisar conceitos e aprimorar técnicas com o intuito de agilizar procedimentos em saúde.

Destinado a secretários municipais de saúde e técnicos que trabalham nas áreas de avaliação de controle e auditoria em saúde, o curso reúne, além de São Carlos, servidores das cidades de Itirapina, Jaú, São João da Boa Vista, Campo Grande (MS), Taquaritinga, Piracicaba, Rio Claro, Lins, Araraquara, Lençóis Paulista, Bauru, Capivari e Conchal.

A coordenadora do curso, Cássia Regina de Paula, representante da Secretaria de Atenção à Saúde do Departamento de Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, explica que “há uma troca de conhecimento e experiências, aprimorando as atividades de saúde que os participantes já executam em seus municípios. A capacitação dos tutores vai permitir a multiplicação do curso a outros estados e municípios”.

Na prática isso significa aprimorar o planejamento, otimizar recursos, e implantar um complexo regulador que agilize fluxos de atendimento e equipamentos. “São Carlos sai na frente de alguns municípios porque está oferecendo um curso dentro dessa nova proposta de regulação do Ministério com cursos que priorizem a política de capacitação dos servidores. A cidade tem ainda outras estruturas de Saúde como o SAMU, o Hospital-Escola e a própria Santa Casa, com sistemas informatizados, e isso é um diferencial importante”, diz Cássia.

Wilson Roberto Alves Rodrigues, secretário de Saúde da cidade de Taquaritinga, que participa do curso, ressalta que “é uma oportunidade de entender os números e os programas do SUS, a quantidade de exames, consultas, médicos, e isso auxilia o planejamento, identifica as demandas, inclusive as localizadas num bairro específico, permitindo a integração do sistema, tendo como conseqüência à melhoria do atendimento”.

Rodrigues destaca ainda que conhecer o sistema é uma forma de olhar a cidade e planejar as ações de saúde em cima de uma realidade. “Além disso, capacitar os servidores a ter o foco do atendimento concentrado não só no serviço, mas também no acompanhamento do paciente, pois se ele não for bem encaminhado pode ser tarde demais para o tratamento de sua patologia”, explicou.

Elma Aparecida Formiga, diretora do Departamento de Regulação e Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria de Saúde de São Carlos que também está fazendo o curso na USE, explica que São Carlos vai criar no próximo ano sua Central de Regulação. “É uma experiência inovadora que não terá apenas reflexo financeiro, mas conquistas importantes para o usuário do SUS, que não vai mais precisar ficar se deslocando por várias unidades de saúde para agendar sua consulta”, disse.

A Central deve entrar em funcionamento junto com o 1º módulo do Hospital-Escola Municipal em meados de março de 2007, normatizando e definindo local e horário para o atendimento dos pacientes.

(12/12/06)