» ALUNOS DO ESCOLA DE VIDA E TRABALHO RECEBEM CERTIFICADOS PDF Imprimir E-mail



Os alunos do Programa Escola de Vida e Trabalho, uma realização do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, destinado à formação de jovens para o primeiro emprego, receberam na quinta, dia 22, no Ginásio do Sesi, os certificados de conclusão do curso de Assistente Administrativo.

O objetivo do programa é propiciar a segmentos da população ainda não atendidos pela rede Senai reais oportunidades de integração ao meio social e ao mercado de trabalho, por meio da formação profissional integral. Em São Carlos, o Senai se aliou à FESC e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e implantou, no início desse ano, o curso de aprendizagem de assistente administrativo, oferecendo a 32 jovens a formação inicial visando à qualificação para atuarem no apoio aos setores administrativos, contábeis, financeiros e de recursos humanos das empresas.

Segundo a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, a Secretaria Municipal de Educação remunerou os professores e a fundação, através da supervisora de ensino, Rogéria Kapp Cardoso, coordenou o curso juntamente com o Senai. As aulas foram ministradas tanto no Campus 1, na Vila Nery, como no Campus 2, na Vila Prado.

“O maior beneficiado com essa parceria entre o município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial são as empresas de São Carlos, que podem contratar um menor aprendiz com referência, certificado pelo Senai, uma instituição reconhecidamente com notória experiência na formação de jovens para o primeiro emprego. Dos 32 alunos que iniciaram o curso, 24 ficaram até o final e 10 já foram contratados como menor aprendiz”, afirmou.

José Antônio Figueiredo de Sousa, diretor da Escola Senai “Antônio Adolpho Lobbe”, explicou que a parceria é o braço operacional do Programa Escola de Vida e Trabalho. “É um curso do Senai, com metodologia e plano de curso do Senai que foi operacionalizado pela FESC. Os profissionais que ministraram as aulas passaram por treinamento específico da metodologia de toda nossa sistemática”, explicou o diretor.

Metodologia do curso
O curso foi desenvolvido em sistema dual, com carga horária diária de 4 horas, 6 dias por semana, num total de 800 horas. Os alunos ficaram três dias por semana em ambiente escolar e três dias na empresa contratante. O processo de ensino foi realizado por docentes especializados e contratados especificamente para o programa, enquanto a aprendizagem desenvolvida nas empresas ficou a cargo de um profissional indicado pela própria empresa.

No primeiro semestre foram trabalhadas as disciplinas de Comunicação, Recursos Humanos, Informática e Organização de Escritório. No segundo semestre fez parte do currículo Contabilidade de Custos, Sistema Financeiro e Logística. Todos os alunos receberão lanche diariamente e vale-transporte. O programa Escola de Vida e Trabalho também recebeu o apoio da EPTV-Central que patrocinou o uniforme para todos os alunos.

(22/12/06)