» APRESENTAÇÃO DA BACHIANA ORCHESTRA REÚNE BOM PÚBLICO PDF Imprimir E-mail



Dentro da programação da 41ª Festa do Clima, foi realizada no sábado, dia 28, na Praça Pedro de Toledo (praça da antiga piscina municipal), a apresentação da Bachiana Chamber Orchestra, sob a regência do maestro João Carlos Martins. O público prestigiou o evento e lotou a praça onde também estava sendo realizada a 44ª Exposição Nacional de orquídeas. A Orchestra surgiu em 2004, quando o então pianista João Carlos Martins, sabendo que nunca mais poderia tocar piano, por um problema nas mãos, a fundou. O nome é uma homenagem às “Bachianas Brasileiras”, compostas por Heitor Villa-Lobos, e a Chamber Orchestra fala da pluralidade que os renomados músicos brasileiros pretendem alcançar.

João Carlos Martins é considerado pela crítica especializada, inclusive internacional, como um grande pianista brasileiro. É também avaliado como um grande especialista e intérprete da música de Bach. Para Marta Catani, moradora do centro, que fez questão de ir e levar os filhos, “é um privilégio para São Carlos poder assistir uma apresentação de música clássica com o maestro João Carlos Martins. Acho válida essa iniciativa da Prefeitura de diversificar a programação da Festa do Clima, antes somente eram colocadas atrações populares, agora não, os shows programados conseguem atingir todas as faixas etárias”.

“A apresentação, como já esperávamos, foi um sucesso. A empatia entre os músicos e a platéia foi total. O maestro João Carlos Martins emocionou a todos com interpretações de Bach e de Beethoven, inclusive superou suas limitações e tocou teclado para os são-carlenses”, disse a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Telma Olivieri. O prefeito Newton Lima, acompanhado da primeira-dama Ana Lima, assistiu ao espetáculo e ficou emocionado com as interpretações da orquestra e com a sensibilidade do maestro. “João Carlos Martins, a exemplo do grande músico que foi se mostrou um excelente maestro, além de uma sensibilidade ímpar com a platéia”, disse.

Já o maestro agradeceu à Prefeitura pela oportunidade de mostrar seu trabalho como regente. “São Carlos está de parabéns, pois ao incentivar a cultura, está incentivando a educação”, afirmou.

(02/05/07)