BARBA ENTREGA PROGRAMA DE METAS AOS VEREADORES PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba entregou para os vereadores, na tarde desta segunda-feira, o Programa de Metas da administração para os próximos quatro anos. A elaboração do programa cumpre uma lei municipal aprovada pela Câmara Municipal. Essa lei diz que os planos para o desenvolvimento do município devem ser apresentados 90 dias após a posse do prefeito.

O Programa é resultado de esforços coletivos da equipe de governo, que procurou materializar os compromissos assumidos com a população durante o período eleitoral. O documento, de aproximadamente 70 páginas, constitui-se em uma peça do Planejamento Estratégica do governo municipal, mas também em um importante instrumento de gestão e acompanhamento de todos. "O programa vai além do que foi discutido durante o período eleitoral. Muitas outras propostas foram implementadas", ressaltou Barba.

O prefeito destacou que o programa não deve ser visto "como uma ferramenta estática", mas sim como um programa que reflete a conjuntura sócio-econômica, política e as próprias alterações decorrentes da vontade popular por meio das reuniões do Orçamento Participativo. "Esse programa não está apenas à disposição dos parlamentares, mas para a sociedade, que poderá acompanhar o nosso trabalho, nos cobrar e com a Câmara Municipal propor mudanças, caso sejam necessárias".

Barba lembrou que a concretização do Programa de Metas não dependerá exclusivamente dos cofres municipais, muitas ações estão condicionadas ao recebimento de receitas extra-orçamentária, de operações de crédito, da efetivação da transferência voluntária, da participação e conscientização da iniciativa privada e da sociedade como um todo. "O sucesso na execução deste programa não dependerá apenas do Poder Executivo, e sim de todos os vereadores", observou.

O presidente do Legislativo, Lineu Navarro, afirmou que a função do Programa de Metas é "estabelecer propostas factíveis para São Carlos".

Saúde e Educação
Durante seu pronunciamento, Barba disse que o Programa de Metas elaborado com a ajuda de todas as secretarias, coordenadorias e departamentos, priorizou ações voltadas à saúde e à educação. "Também vamos implementar metas para o ensino profissionalizante e ações que gerem emprego e renda".

Barba comentou que durante a gestão como reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participou da elaboração de um planejamento estratégico, que possibilitou a ampliação da universidade e criação de novos cursos. "Sem planejamento uma cidade pode sofrer e muito no futuro", acredita o prefeito.


(30/03/09)