PREFEITO PARTICIPA DA FORMATURA DOS ALUNOS DA EJA E DO MOVA PDF Imprimir E-mail
formatura-58-site

Na noite de quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova)/Brasil Alfabetizado da Prefeitura.

O prefeito Oswaldo Barba participou da formatura, assim como o presidente da Câmara, Lineu Navarro, a secretária de Educação, Lourdes Moraes, o ex-prefeito Newton Lima, o educador do Mova, Adão Françoso, e a educadora da EJA, Elci Gatti.

A Prefeitura possui 940 alunos matriculados na EJA e 325 no Mova/Brasil Alfabetizado. A EJA atende jovens e adultos que estão interessados em cursar o ensino fundamental. Para ingressar na primeira série, é necessário ter no mínimo 14 anos, já para a quinta série o aluno precisa ter 15 anos completos.

Já o Mova/Brasil Alfabetizado é realizado em parceria com o governo federal e destinado às pessoas acima de 15 anos que ainda não iniciaram a alfabetização.

O prefeito Oswaldo Barba reconheceu o esforço dos alunos da educação de jovens de adultos. “Quando a gente é criança fica muito mais fácil o aprendizado, os nossos pais se dedicam e nós temos a possibilidade de só estudar. Agora, nessa idade, tudo é mais difícil, com marido ou esposa, filhos para cuidar, tem que ter muita disposição para aprender”, ressaltou.
Barba salientou que sua administração vai continuar comprometida com a educação, investindo mais do que os 25% do orçamento previsto na constituição, e com o aporte do governo federal.

“Isso possibilita que o município aplique recursos, por exemplo, no fornecimento de merenda inclusive para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, o que já vem acontecendo neste ano com recursos próprios da Prefeitura e do governo Lula”, explicou Barba.

(11/12/09)