Jovem escritor PDF Imprimir E-mail
Jovem-escritor-0-site Jovem-escritor-1-site

Aluno da Prefeitura lança livro aos 8 anos

Os ingredientes para formar um bom escritor consistem na junção do gosto pela leitura, incentivo familiar e uma boa base escolar. José C. Garcia, aluno da EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani reúne todos estes ingredientes e, aos 8 anos de idade, lança seu primeiro livro com o título “Na fazenda da Vó de Juca”.

José, ou Zezinho como é conhecido, estuda na EMEB desde o primeiro ano e lá, além de ser um frequentador assíduo da biblioteca, participa de todas as atividades relativas à leitura que a escola oferece. “Eu leio muito aqui na biblioteca da escola e na biblioteca da Vila Prado”, diz o jovem escritor.

A biblioteca da escola possui um grande acervo e durante o ano realiza atividades e oficinas com os alunos de todas as séries com o objetivo de estimular a leitura e desfazer o mito de que o ambiente da biblioteca é um lugar monótono. O resultado é que nos últimos 2 anos, a biblioteca da EMEB Maria Ermantina Tarpani realizou cerca de 25 mil empréstimos aos alunos. “Os alunos têm um bom aproveitamento da biblioteca”, ressalta Daniele da Silva, funcionária responsável pela biblioteca.

José contou com o apoio de professores que o incentivaram, começando com Jaqueline Daniela Basso, professora da escola que ilustrou o livro. “Gostei muito de criar as ilustrações a partir da história de José e gostei do resultado. O diferencial está no livro infantil escrito por uma criança” diz.

Segundo a mãe de Zezinho, Joelma Aparecida dos Santos (que também é professora da escola), o menino gosta muito de ler e recebe este incentivo em casa, ela busca outras fontes de leitura para o pequeno escritor, uma delas é a biblioteca Euclides da Cunha. “Levo ele muitas vezes na biblioteca da Vila Prado e possuo uma média de 1.200 livros em casa”, conta a mãe.

Para a diretora da escola, Maria de Fátima Lopes da Silveira, é um orgulho ter um escritor entre os alunos e ela atribui isto, além da dedicação do menino e da família, à infraestrutura oferecida pela escola para alunos e professores. “A escola tem toda infraestrutura e um acervo didático muito rico, o que possibilita o envolvimento do aluno e o bom trabalho do professor” ressalta.

(08/12/2010)