PORTAL ATINGE 2,5 MI DE ACESSOS EM 2 ANOS PDF Imprimir E-mail
fotoespecial1-siteServiços ao cidadão ampliam acessos ao Portal da Prefeitura

Nos dois anos do governo Oswaldo Barba, as visitas ao Portal da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br) registraram aumento de 182%. A ampliação dos serviços oferecidos ao cidadão e a modernização da página são os motivos atribuídos a esse crescimento. Em dezembro, inclusive, o prefeito Oswaldo Barba recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “Prefeito Inovador”, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que reconheceu o empenho da Prefeitura em implantar ações inovadores na gestão pública.

Em 2008 o portal recebeu 451.800 visitas, com uma média diária de 1.234. De janeiro de 2009 a 26 de dezembro de 2010 – dois anos portanto –, as visitas se ampliaram em 459% superando a marca de 2,5 milhões. A média/dia aumentou 182%, passando a 3,4 mil visitas. Nos dois anos, as visualizações de página apresentaram crescimento de 545%, passado de 1,1 milhão para 7,3 milhões. “O portal da Prefeitura recebeu um novo formato agregando o conceito de governo eletrônico. Também inserimos ferramentas que facilitam e desburocratizam os serviços oferecidos ao cidadão”, analisa o secretário de Comunicação da Prefeitura, Leandro Severo.

A página da Prefeitura oferece serviços como as emissões das segundas vias do IPTU e contas de água do Saae. Disponibiliza dados sobre as contas públicas no Portal da Transparência, informações sobre concursos públicos e processos seletivos, Diário Oficial, serviços à população. Essas são as páginas mais visitadas pelos internautas. “Durante a administração do prefeito Barba incluímos outros serviços online”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Carlos Costa Jordão.

O Disque Árvore, em que a pessoa solicita o plantio de árvores em frente de casa, pode ser feito por meio do portal, extrato do IPTU, declaração de Imposto Territorial Rural (ITR), Refis, requerimento eletrônico de licenças, a nova versão do SIM Online são alguns exemplos.

Os portais do Servidor, da Educação, dos Conselhos da Pró-Equidade de Gênero, programações do Teatro, da TVE formam a lista de serviços inclusos no site da Prefeitura.

A publicação de notícias, especialmente as de utilidade pública, também é um dos serviços oferecidos à população no Portal. Nestes dois anos da atual administração, foram publicadas 3.709 notícias – média de 7,4 por dia considerando apenas os dias úteis.

Na opinião do prefeito Oswaldo Barba, São Carlos vem, desde 2001, adotando processos de modernização da gestão. “E o esforço do município já resultou na conquista, por duas vezes, do prêmio Prefeito Inovador”, destacou.

Esse prêmio, oferecido pelo Movimento Brasil Competitivo, tem o propósito de modernizar as informações do setor público municipal por meio de estratégias e ferramentas de tecnologia. “A evolução tecnológica é constante e todo gestor público tem a obrigação de acompanhá-la e oferecê-la em benefício da população”, acrescentou Barba.

(29/12/2010)