SECRETARIA DE SAÚDE VISITA CENTRO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR DE AMERICANA PDF Imprimir E-mail

altAtravés de uma iniciativa do governo municipal Paulo Altomani, no atendimento a política pública de saúde do trabalhador, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciana Caldeira, acompanhada do chefe da Vigilância Sanitária (VISAM), Marcus Petrilli, da vereadora Cidinha do Oncológico e de membros do Conselho Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho, visitou o Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador, da cidade de Americana.

 

Na ocasião, Luciana representou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Innecco, e foi recepcionada pelo coordenador Geraldo Giubbina e outros membros do Centro de Atenção, que mostraram um pouco da história e rotina do Ambulatório de Saúde do Trabalhador.

 

A visita ocorreu através de uma solicitação dos membros do Conselho Municipal de Segurança do Trabalho, após um comunicado da SMS sobre o processo de implantação do Ambulatório em São Carlos.

 

O Ambulatório de Saúde do Trabalhador de Americana é um local de atendimento especializado, que além de atender diretamente os trabalhadores, serve como fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condições de indicar as doenças ou sintomas relacionados às atividades profissionais. Esses dados podem ser de extrema importância para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

 

Para Luciana, a implantação do ambulatório é mais uma iniciativa da atual gestão municipal, alinhada às políticas públicas de Saúde do Trabalhador Federal e Estadual. “Conversei com o secretário de Saúde sobre a visita e estamos viabilizando a implantação deste avanço para a Saúde de São Carlos. Percebemos que é um serviço essencial que garante mais qualidade de vida e condições de trabalho. A saúde do trabalhador reflete diretamente na geração de renda do município”, disse a chefe de gabinete da SMS.

 

Participaram da visita, a chefe de sessão da regulação pré-hospitalar, Elaine Rocha La Serra Maragno, a representante do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Claudinéia H. de M. Silva, a representante da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), América Teixeira Bassani, representantes da Intersindical, Antonio Lopes Bastos e João Carlos Tavares da Costa, e representantes da Sociedade Civil Carlos Roberto de Freitas e Vanessa Ferreira da Silva.

 

(13/12/2013)