PREFEITO ALTOMANI ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

altO prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Claúdio Di Salvo e dos secretários, Júlio Soldado (Governo), Júlio César Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), Marcelo Sangaletti  (Esportes e Lazer),do presidente da Câmara Municipal,  vereador Marquinho Amaral e do vereador Rodson Magno, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (13), no Paço Municipal, para anunciar o Ministério dos Esportes, do Governo Federal, credenciou São Carlos para receber a instalação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

 

A contemplação foi conquistada através de um convênio entre a administração e o Governo Federal, que disponibilizou verba  no valor de R$ 3,6 milhões, através das Obras do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), para a construção do CIE.

 

A confirmação do convênio ocorreu na quarta-feira (11), em Brasília (DF), onde o secretário municipal de Esportes e Lazer Marcelo Sangaletti, participou de cerimônia de assinatura do convênio. “São Carlos ganha muito com esse convênio. Muitas cidades estavam cadastradas para a seleção e ficaram de fora, por isso temos que dar muito valor e trabalhar para que o projeto seja um sucesso”, comemorou Sangaletti.

 

O objetivo do centro, é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e formação de atletas, para crianças e adolescentes. “As crianças vão ter a oportunidade de conhecer e praticar vários tipos de esportes. O projeto será construído num terreno de 7.000m², na Rua Oswaldo Denari, no Jardim Munique. Os jovens terão todo um acompanhamento de professores profissionais. As atividades serão desenvolvidas nos horários contrários às aulas”, enalteceu Altomani.

 

O prefeito destacou ainda que o CIE será uma espécie de ponto de partida para uma nova etapa no esporte. “Nosso projeto visa oferecer oportunidades para todos, indistintamente de classe social. Queremos oferecer estrutura de qualidade e a região do Jardim Munique ganha um super presente, pois o CIE vai oferecer estrutura completa, estando apta a formar novos atletas, afastando, ao mesmo tempo, os nossos jovens do mundo das drogas”, afirmou. 

 

A estrutura do CIE contará com um ginásio padrão, com espaço para quadra, arquibancada, espaço para academia, enfermaria, vestiários, copa, sala de professores/ técnicos, depósito e sala de administração. O foco será abranger 13 modalidades olímpicas: atletismo, basquetebol, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso e 6 modalidades paraolímpicas: esgrima de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol e goalball.

 

Para o vereador Marquinho Amaral, a conquista foi importante e bem vinda, pois ajudará muitos jovens a buyscar inserção no esporte. “Tudo está andando bem. A cidade vai começar o ano com muitos projetos voltados para os jovens. Esse convênio vai viabilizar melhores condições de lazer para as crianças e oportunidades. Dezembro foi um mês muito bom, que mostra que as coisas estão caminhando. Aprovamos na Câmara a Lei do Piso completa, o recape está chegando aos bairros depois de embelezar o centro, estamos construindo escolas e agora ganhamos um Centro de Iniciação Esportiva. O povo de São Carlos ainda vai ganhar muitos presentes.”, concluiu o vereador.

 

Julio César Pereira de Souza, secretário de Planejamento e Gestão, destacou o comprometimento na busca por verbas para São Carlos. “Iniciamos esse trabalho em março, lá em Brasilia. Preparamos todo o projeto e o Sangaletti pode sacramentar esta semana. É de extrema importância para São Carlos a construção desse Centro Esportivo, que vai formar, além de novos atletas, novos cidadãos e cidadãs”. Disse ele.

 

A espectativa da administração é de iniciar as obras em 180 dias. Numa previsão inicial, espera-se a inauguração do CIE para o primeiro semestre de 2015.

 

(13/12/2013)