ESPAÇO PAÇO RECEBE EXPOSIÇÃO “A PRESENÇA ITALIANA EM SÃO CARLOS” PDF Imprimir E-mail

Nova exposição histórica, “A presença italiana em São Carlos”, estará aberta à visitação, no Espaço Paço, a partir deste dia 20 de dezembro. A exposição é fruto de pesquisas realizadas pela Fundação Pró-memória, desde 2001 e que durante este período, criou o projeto “A Presença Imigrante em São Carlos”, que trouxe exposições sobre italianos, afrodescendentes, povos de cultura árabe, portugueses e nipo-brasileiros.

 

Em 2013, foi concebida a ampliação da primeira exposição do projeto, montada em 2001, trazendo textos sobre o papel dos italianos no desenvolvimento da cidade, de sua chegada em torno de 1890 até meados do século XX, quando já era possível perceber suas contribuições sociais, econômicas, culturais e artísticas no cotidiano da cidade. Juntamente com os textos, fotos, documentos e objetos relacionados aos italianos aqui radicados dão cores a essa exposição.

 

Segundo a Historiadora/Chefe de Divisão de Pesquisa e Divulgação, Leila Maria Massarão, a exposição foi montada a partir de pesquisas e levantamentos historiográficos. “Esta exposição foi montada a partir de pesquisas e levantamentos historiográficos realizados pelos pesquisadores da Fundação Pró-Memória nos acervos do Arquivo Publico e Histórico e do Museu de São Carlos. O trabalho desenvolvido ainda contou com informações contidas no acervo de História Oral da Pró-Memória e com o apoio de pessoas da comunidade italiana local”, disse a historiadora.

 

O corpo técnico de historiadores e pesquisadores da Fundação Pró-Memória foram responsáveis pela criação, desenvolvimento e montagem da exposição, sob coordenação da Divisão de Pesquisa e Divulgação da instituição.

 

A exposição ficará à disposição do público até 28 de março de 2014, no Espaço Paço, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00. Visitas monitoradas para grupos poderão ser agendadas junto ao Pró-Memória, pelo telefone (16) 3373-2700, com Vanessa, a partir de janeiro de 2014.

 

O Espaço Paço está localizado na rua Episcopal, 1.575, centro, e foi criado por iniciativa da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade "Amai-Vos", Alice Altomani.

 

(17/12/2013)