BANCO DO POVO SUPERA EXPECTATIVAS EM 2013 PDF Imprimir E-mail

altA secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), divulgou nesta quarta-feira (18), o fechamento do balanço das atividades desenvolvidas pelo Banco do Povo, programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal.

 

Segundo o secretário da pasta, Hilário de Oliveira Apolinário, São Carlos liberou de 2002 (ano em que o BP foi criado) até novembro deste ano, um total de 2.360 créditos e emprestou um montante de R$ 9,5 milhões. “Com a excelência e eficácia nos trabalhos desenvolvidos, houve um estímulo na economia local. Com os empréstimos foram gerados centenas de oportunidades para micro e pequenos empreendedores e novos postos de trabalho no município”, destacou o secretário Hilário.

 

Conforme o balanço, na produção do 2º semestre 2013, o Banco do Povo liberou 190 créditos, num total de R$ 1,8 milhão em valores emprestados. Diante dos números alcançados, o secretário afirma que São Carlos vem se firmando entre as cidades mais produtivas quanto à liberação de créditos e valores emprestados, dentre as unidades existentes do Banco do Povo no Estado de São Paulo. “Devido ao empenho desenvolvido pelos agentes de crédito, seguindo determinação do prefeito Paulo Altomani, e com intensa divulgação junto aos fornecedores do banco, as ações resultaram em crescimento constante de créditos, tornando a unidade de São Carlos uma das mais produtivas dentre as 500 existentes no Estado. Com relação ao número de créditos e valores emprestados entre as cidades do mesmo porte, São Carlos recebeu neste exercício a premiação de primeiro colocado no Estado, entre as cidades de 100 a 300mil habitantes”, disse o secretário.

 

Com atenção especial e adotando formas desburocratizadas, a liberação de créditos é feita com taxas de juros de 0.50% ao mês, para atender as principais demandas de financiamento dos micros e pequenos empreendedores que atuam no mercado, de maneira formal e informal, no município. “Por determinação e recomendação do prefeito Altomani, para um trabalho sério e honesto na análise da documentação apresentada pelos clientes, o Banco do Povo de São Carlos detém um dos menores índices de inadimplência do Estado, conforme relatórios emitidos”, explicou ele.

 

Com o desempenho satisfatório durante este ano, a expectativa segundo o secretário, é manter o ritmo para 2014 através de planejamento e parcerias. “Esperamos parcerias com as mais diversas instituições de São Carlos, no sentido de dar todas as orientações voltadas para clientes do Banco do Povo de São Carlos, para que os mesmos possam investir da melhor maneira em suas atividades profissionais”, concluiu Hilário Apolinário.

 

O prefeito Paulo Altomani demonstrou satisfação com o desempenho do Banco do Povo e com o destaque da unidade no Estado. “Sempre objetivamos oferecer boas condições, facilidades e bom atendimento ao cidadão. Com a atuação do Banco do Povo, várias pessoas deixaram a informalidade e hoje desempenham uma prestação de serviços eficiente na cidade. Vamos procurar aumentar a oferta em 2014, com maior volume de dinheiro e de atendimento. A equipe do Banco do Povo de São Carlos está de parabéns”, disse Altomani.

 

(18/12/2013)