FUNCIONÁRIOS DO SAAE FAZEM EXAME DE PSA NA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL PDF Imprimir E-mail
altMais de 50 funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos aderiram à campanha Novembro Azul: Um Toque pela Vida e realizaram, na manhã desta quinta-feira (27), exame de PSA (sangue), durante a palestra “Saúde do Homem - Câncer de Próstata”. A palestra e a coleta de sangue foram realizadas na sede da autarquia, à Avenida Getúlio Vargas, 1500, e os exames serão realizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Núcleo de Atenção e Prevenção em Saúde da Unimed São Carlos. 
 
Como parte do projeto de Saúde Ocupacional do SAAE e da campanha Novembro Azul, o evento contou com a presença do médico da Unidade de Saúde da Família (USF), Edison Freitas, e das palestrantes Graziela Ceara de Faria Souza (enfermeira); Ana Luiza Maricondi (psicóloga) e Sueli Ap. Sassi (técnica de enfermagem).
 
Durante palestra, Edison Freitas apresentou os principais sintomas e incidências da doença e orientações de como se fazer o diagnóstico e o tratamento. “O PSA e o toque são fundamentais para a prevenção”, comentou. Dados mostram que 90% dos casos, previamente diagnosticados, são curáveis. O Presidente do SAAE, Sérgio Pepino, lembrou que a autarquia possui cerca 400 funcionários homens e que em campanha, realizada em 2013, foram diagnosticados e tratados alguns casos. 
 
O motorista do SAAE, Cleusvair Nicolau, de 52 anos, fez o exame e aprovou a inciativa. “Eu faço regularmente a prevenção da doença nas Unidades de Saúde, mas facilitou muito poder fazer aqui. Também achei muito interessante ter orientações diretas de um médico e de outros profissionais da saúde”. 
 
Segundo a chefe de divisão de Administração Regional de Saúde (ARES) Vila São José, Leonilda Helena Rodrigues, o atendimento às empresas é uma forma de abordagem mais eficiente para se levar orientação. “Muitos homens ainda têm dificuldade em procurar ajuda para fazer os exames preventivos. Por isso, sempre são muito produtivas atuações diretas no ambiente de trabalho, como essa”, concluiu. 
 
A ação foi uma realização do SAAE São Carlos, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) e da Unidade Assistência Social, Saúde e Segurança do Serviços (UASSSS). 
 
(27/11/2014)
 
 


Compartilhe essa informação