PREFEITO RECEBE DIPLOMATAS DA ALEMANHA E DOS ESTADOS UNIDOS PDF Imprimir E-mail

altA quarta-feira (11) foi de reuniões internacionais no Paço Municipal. O prefeito Paulo Altomani recebeu representações diplomáticas de dois dos principais parceiros comerciais do Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Pela manhã uma comitiva liderada pelo cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Friederich Däuble esteve no gabinete do prefeito.

 

Altomani ressaltou as ligações históricas entre a cidade e a Alemanha, desde a recepção de imigrantes até a instalação de algumas das principais empresas de São Carlos, como Faber-Castell e Volkswagen. “Temos uma história conjunta de progresso e conquistas, também nas Universidades temos a presença de alemães”, lembrou o prefeito.

 

A comitiva inclusive contou com dois professores do país, Phillipe Courteille e Hellmut Eckert, ambos do Instituto de Física da USP. “Queremos estreitar ainda mais os laços entre Alemanha e nossa região”, afirmou o cônsul Däuble.

 

O prefeito também solicitou ao cônsul o apoio no desenvolvimento conjunto de projetos com a Alemanha. “Podemos receber novas empresas e mais investimentos das que já estão na cidade. A participação do cônsul é fundamental neste processo”, disse o prefeito. Däuble se comprometeu em dar suporte às demandas apresentadas.

 

O cônsul honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, Rudolf Schallenmüller, também participou da reunião, além de dois diretores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Lopes e Clóvis Biscegli e do procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira. Na ocasião, o prefeito presenteou os diplomatas com exemplares da escultura de Araucária, do artista de São Carlos Antônio Alfonso Luciano.

 

Representante dos EUA – Durante à tarde desta quarta-feira (10), foi a vez do cônsul dos Estados Unidos para Assuntos Econômicos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Saúde, David Arnold, vir ao Paço Municipal. Arnold foi acompanhado pelo secretário de Saúde de São Carlos, Marcus Petrilli. O cônsul foi recebido pelo prefeito Paulo Altomani e pelo vice, Cláudio Di Salvo.

 

O prefeito apresentou um panorama da economia da cidade e as perspectivas para o próximo ano. “Vamos aumentar ainda mais a base tecnológica de nosso parque industrial e queremos receber mais investimentos”, afirmou Altomani.

 

O cônsul mostrou conhecimento sobre a cidade e ressaltou a importância das Universidades e dos centros de pesquisa, como a Embrapa. “O governo dos Estados Unidos tem interesse em ampliar o número de alunos, pesquisadores e professores nas Universidades daqui para ampliar nosso intercâmbio cultural e científico”, afirmou o cônsul.

 

O vice-prefeito Cláudio di Salvo, falou da importância do eco-turismo e do turismo de negócios para São Carlos e região, e da possibilidade de receber mais cidadãos norte-americanos. “Estamos ampliando nossa rede hoteleira e buscando novas oportunidades”, afirmou di Salvo.

 

O cônsul David Arnold também se mostrou impressionado com os avanços tecnológicos da cidade e prometeu se empenhar para a ampliação das oportunidades de negócios. Ao final do encontro o prefeito também ofereceu um exemplar da escultura de Araucária ao cônsul dos EUA.

 

 

(11/12/2014)

 

 



Compartilhe essa informação