SÃO CARLOS ABRE O 4º SEMINÁRIO ESTADUAL ÁGUA E SAÚDE PDF Imprimir E-mail

altDezenas de estudiosos e experientes da área hídrica do Brasil e até mesmo do exterior, estiveram presentes, pela primeira vez em São Carlos, no 4º Seminário Estadual Água e Saúde: Crise Hídrica e Segurança da Água, cuja abertura aconteceu nesta quinta-eira (11) e se estenderá na sexta-feira (12), no auditório do Sesc São Carlos.

 

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São e tem como objetivo abordar a segurança da água ofertada à população paulista considerando a estiagem e a crise hídrica que ora se apresentam de modo agudo no território paulista, à sombra das incertezas provocadas pelas mudanças climáticas globais.

 

“É uma grande alegria sediar esse seminário que sempre lutei em trazer para São Carlos. A segurança da água é um tema importante que veio ‘a  calhar’ nessa situação que agora chegou no estado de São Paulo”, disse  o secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli. Segundo ele, a estimativa  hoje das doenças é de que 34% vem dos hábitos alimentares, que inclui a água. “Hoje trabalhamos mais com a doença do que com a própria  prevenção, e isso não é bom. Sendo assim, manter a segurança e qualidade da água, é uma evolução na saúde do mundo”, disse. 

 

Também presente na abertura, o representante do Centro de Vigilância Sanitária do estado de São Paulo, Dr. Sergio Valentim, disse que São Carlos abriu as portas. “Uma cidade muito importante para discutir o tema, uma vez que é dotada de excelentes doutores e universidades”, estado de Alagoas. “Ouvir essas experiências vai ser muito importante para termos um plano de desenvolvimento”, disse Petrilli.

 

Sobre o evento

O Seminário é voltado aos profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde e dos órgãos de Meio Ambiente, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, especialistas de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com o tema.

 

A água é elemento condicionante e determinante da saúde, motivo pelo qual está sujeita a ações de vigilância inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, o objetivo do evento é divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome.

 

Na 4ª edição do Seminário, a intenção é abordar a segurança da água ofertada à população paulista considerando a estiagem e a crise hídrica que ora se apresentam de modo agudo no território paulista, à sombra das incertezas provocadas pelas mudanças climáticas globais.

 

 O evento conta com o apoio do Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água Destinada ao Consumo Humano no ESP, das Secretarias de Estado da Saúde, do Meio Ambiente e de Saneamento e Recursos Hídricos, da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e do Sesc São Carlos.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

12 de dezembro

 9h30 às 12h00:

PAINEL 3

PRODUÇÃO E SEGURANÇA DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM PERÍODOS CRÍTICOS DE ESTIAGEM

Coordenação

FABRICIO HEITOR MARTELLI

 Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos

 ANDRÉ LUÍS GÓIS RODRIGUES

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)

ADRIANA ISENBURG

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA – Campinas)

 

10h30 às 11h00:

Coffee break

 

LEILA JORGE PATRIZZI

Sistema Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos

NILTO CÂNDIDO FAUSTINO

 Concessionária Odebrecht Ambiental de Limeira

 

12h00 às 12h30:DEBATE

12h30 às 14h00:ALMOÇO

14h00 às 16h00:

PAINEL 4

PESQUISAS PARA SUBSÍDIO AO GERENCIAMENTO DE CENÁRIOS DE RISCO À SAÚDE

Coordenação

 MARIA INÊS SATO

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

 

BRUNO DE PAULA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO - São Carlos

ADELAIDE C. NARDOCCI

Faculdade de Saúde Pública da USP

CLAUDIA VANIER

Instituto Geológico/Secretaria de Estado do Meio Ambiente

MARIA TEREZA PEPE RAZZOLINI

Faculdade de Saúde Pública da USP

 

16h00 às 16h30:DEBATE

 

(11/12/2014)

 

 



Compartilhe essa informação