CONTRIBUINTES PODERÃO CONSULTAR OS VALORES DO IPTU 2018 A PARTIR DO DIA 15 DE JANEIRO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Fazenda, informa que a partir do dia 15 de janeiro disponibilizará a consulta dos valores a pagar do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2018. A consulta poderá ser feita de maneira simples, basta acessar o link diretamente no site da Prefeitura de São Carlos www.saocarlos.sp.gov.br. Para ter acesso aos valores o contribuinte precisa informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê do ano passado.

“O contribuinte que quiser antecipar o pagamento também pode entrar no site a partir do 15 de janeiro e imprimir a segunda via. O pagamento poderá ser realizado na rede bancária e nas casas lotéricas”, explica Leandro Maestro, diretor do Departamento de Dívida Ativa.

Os carnês do IPTU 2018 já estão sendo confeccionados e começam a ser distribuídos na segunda quinzena de janeiro. Os vencimentos para cota única ou primeira parcela serão de 11 a 21 de fevereiro, de acordo com a região do imóvel ou terreno.

Os 127 mil carnês devem estar com os contribuintes antes do primeiro dia do vencimento. Os valores já vêm com 10% de desconto para os contribuintes adimplentes, que não tem qualquer tipo de débito com a Prefeitura. Quem pagar à vista recebe outros 10%, e para os beneficiários do IPTU Verde podem ser até mais 4% de desconto.

O diretor do Departamento de Dívida Ativa faz um alerta no caso de atraso no pagamento das parcelas. “O contribuinte que não pagar a parcela no dia do vencimento deve entrar no site da Prefeitura e emitir outra via, já que tanto os bancos como as lotéricas não recebem mais boleto com atraso”, ressalta Leandro Maestro.

O aumento aplicado no IPTU 2018 foi de 2,70% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A previsão é arrecadar R$ 94 milhões. Em 2017 foram arrecadados R$ 86 milhões com o IPTU.

 

(03/01/2018)