PROFISSIONAIS DA SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO PDF Imprimir E-mail

 

Melhorar o atendimento na rede básica é fundamental para o bom andamento da saúde

 

Com o objetivo de fomentar a gestão na área da saúde e, consequentemente, melhorar o atendimento para os usuários da rede, a Secretaria de Saúde continua investindo em capacitação. Na semana passada, dentro da atividade de educação permanente, os profissionais acompanharam a palestra “Atenção Primária à Saúde”, com Diego Meloni, referência técnica do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos.

 

Enfermeiros, técnicos, médicos e supervisores da rede básica do município participaram do evento. Diego Meloni destacou que cerca de 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde. “A atenção primária é o primeiro contato do usuário com a rede de saúde. É lá que o cidadão vai buscar o primeiro atendimento e a equipe deve estar preparada para resolver os problemas dessa pessoa. Esse espaço é importante para discutirmos quais os processos de trabalho que podem ajudar a resolver os 80% dos problemas de saúde da população”, afirmou o técnico do Ministério da Saúde.

 

Para Diego, é urgente e necessário o bom funcionamento da rede básica para que outros equipamentos da saúde não fiquem prejudicados. “Hoje, temos UPAs super lotadas, pois o usuário do sistema de saúde não consegue a solução dos seus problemas nas unidades básicas. Muitas vezes, o paciente vai até a UPA para pegar uma receita, fazer um check-up, quando deveria ter tido esse atendimento na UBS que fica ao lado da casa dele. Com isso, todo o sistema fica prejudicado”, explicou Diego Meloni.

 

O programa de Educação Permanente da Secretaria de Saúde é uma das estratégias para a qualificação da Atenção Básica. “Saúde só se melhora com gestão e capacitação. A Educação Permanente é um processo constante de promoção e desenvolvimento integral junto às equipes. Centraliza no problema existente, no processo de trabalho e desenvolve práticas levando em conta os atores envolvidos”, informou o secretário de Saúde, Caco Colenci.

 

Para a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA), Crislaine Mestre, a capacitação promove a atualização do profissional e aperfeiçoa as ações desenvolvidas nas unidades. “Esses encontros são necessários para disparar reflexões e diálogo entre os trabalhadores das Unidades de Saúde e gestores. Por meio deles, estabelecemos práticas transformadoras, garantindo melhoria do acesso, aumentando o vínculo e qualificando o cuidado prestado aos nossos usuários”, afirmou Crislaine.

 

(06/02/2018)